1 de abr. de 2013

As Verdades da Vida

Sim, estávamos querendo fazer uma piada tosca sobre verdades/mentiras com este título. Porque, é claro, todo mundo já enganou alguém hoje: estamos no dia 1o de abril de 2013! O 2013o dia da mentira do universo! Ou não.

Em homenagem a esta data tão importante NOT, vamos fazer um pequeno guia sobre as mentiras do dia-a-dia. Incluindo como mentir para seu professor, em apenas... hum... Algumas lições simples!

Primeiramente, constate: você sabe como mentir? Ou é pego sempre? Neste site aqui, nós encontramos algumas dicas para quem quer mentir convincentemente no ramo da publicidade/jornalismo mas que podem ser usadas no nosso belíssimo cotidiano jovem e falso. Anota aí:

Primeiramente, é necessário não ter medo de mentir, e sim de ser apanhado. Afinal, a mentira por si só não vai te fazer mal, e sim as consequências de ser pego. Tenha isso em mente. Depois de estar confiante, tente impregnar sua mentira nas mentes dos alvos. Conte-a muitas vezes. Faça-a se tornar uma verdade aos olhos das pessoas. Torne-a uma grande, GRANDE mentira, que se for desmascarada as pessoas ainda assim vão preferir acreditar nelas (já pensou se todas aquelas teorias da conspiração forem provadas verdadeiras? Muita gente, como nós, ainda vai negar, só por conforto! Ah, e assista o filme Teoria da Conspiração, com Mel Gibson. Inspiração pura para mentirosos.)

Duas outras ações mentirosas que são muito, mas muito usadas em publicidade, mas que com um pouco de criatividade é possível aplicar, são acreditar que a verdade, uma grande e dolorosa verdade, é pior que uma mentira. Você pode usar mentiras para proteger pessoas queridas, mas no supracitado site é citado um uso malicioso: todos sabem que cremes para emagrecimento não funcionariam, mas quem comprasse estaria negando a si mesmo o fato de não querer fazer uma dieta decente!

Também pode-se encobrir uma mentira com várias pequenas verdades. Ou melhor, fazer um tipo de omissão (quem leu Alice no País da Mentira sabe que esta é a pior mentira de todas), tipo assim: “No meio de agradáveis verdades como o sol do verão, o riso das crianças ou sabor refrescante da fruta, há muito espaço para mentiras como as calorias em excesso de um refrigerante. Basta reunir um conjunto suficientemente grande de agradáveis verdades que se consegue a máscara ideal para as necessárias mentiras.”

Bem, se você já pegou as dicas e fez a estratégia perfeita para sua próxima mentira: descubra aqui no site da Superinteressante que tipo de mentiroso você é. Depois deixa um comentário falando pra gente! (O Paulo é Dom Quixote e a Marina é Pinóquio! [O que é mentira, obviamente]).

A Mentira é um anão narigudo.

Agora, será que você sabe quando as pessoas estão mentindo para você? Descubra neste teste aqui. Se deu que não, vamos lá aprender a detectar! Em 3, 2, 1...
Talvez você nunca tenha visto ou ouvido falar do detetive Wanderson Castilho, mas ele é tão incrível que já capacitou profissionais da CIA e do FBI em análise comportamental. Sua premissa para detecção de mentiras é: "Quando conversamos, mantemos um padrão. Pode falar rápido, devagar, alto ou baixo, mas sempre em um padrão. Quando a pessoa começa a mentir, este padrão muda", e suas dicas, as seguintes:


(se você é bonito ou bonzinho prepare-se; depois deste vídeo, vão começar a desconfiar de você!)

E... Você já ouviu falar de microexpressões faciais? Castilho foi ao Fantástico e deu uma pequena explicação a respeito. Além de mais dicas de detecção.


Portanto, se quer descobrir se alguém está mentindo, preste atenção à sua linguagem corporal, pois o corpo está mais preso à verdade que a fala!

#úrsula #maliciosa 

Lembrete: todas estas dicas são válidas, mas cuidado para não fazer um julgamento precipitado. Neste site, há algumas ressalvas importantes a se considerar! Vai que alguém desvia o olhar, mas não está mentindo...

E agora é hora de:
SEU MENTIROSO DE UMA FIGA! Mais bons link sobre mentira:
Depois de tudo isso, é importante ressaltar um uso muito prático da mentira: se safar de situações embaraçosas com um professor!

Primeiro de tudo: Esqueça-se da desculpa do cachorro. Arranje um hamster para comer seus trabalhos (que coincidentemente se perderam pois seu irmão/irmã/pai/mãe formatou o computador). Ou um papagaio. Ou um filhote de jacu.
Com isso fora do caminho, podemos trabalhar com seriedade aqui. Mentira/trapaça é coisa séria!
1 – Lembre-se de ser inusitado! Como o negócio do filhote de jacu. E saiba que peixes nunca são uma boa ideia.
2 – Nunca mate ninguém da sua família. Isso é macabro. Um vizinho, no máximo.
3 – Se o professor de Língua Portuguesa for passar uma prova/exercício importante sobre um livro, leia mais de uma resenha/resumo.
4 – Ainda referente à literatura: lembre-se das palavras difíceis que você encontrou nos resumos e pesquise sinônimos mais simples. Nunca é bom atrair desconfiança.
5 – Ninguém fica doente mais de uma vez por mês, sendo que apareceu perfeitamente saudável e serelepe entre as indisposições. Se ficar doente de verdade, espere algum tempo até ficar de mentira. Ou cuide da sua saúde para um planejamento mais consistente.
6 – Nunca, nunca mesmo atualize suas redes sociais dando pistas de que esteve mentindo para um professor. Nunca se sabe quando eles estão espionando. (Deve-se desconfiar até dos mais inocentes Olivaldos, que só têm fotolog.)
Essas são coisas básicas, mas importantes. Se quiser dicas mais elaboradas, procure por aí, e não no blog de um professor! Nós não queremos ser repreendidos (pelo menos não mais do que o necessário).

Ok, certo, entendedores e aspirantes a mentirosos entenderam, absorveram e anotaram. Mas depois de toda essa imoralidade, precisamos cumprir nosso papel de pessoas politicamente corretas e alertar: a mentira não é legal. Sabemos que pode ser divertido e até necessário algumas vezes, e mentir pode até te levar a posições interessantes, mas não vale a pena pelo rastro de sujeira que deixa. No parágrafo sobre como mentir dissemos que uma mentira só te afeta quando você é pego, mas não podemos dizer o mesmo de outras pessoas envolvidas, certo?

E pense na seguinte situação: todos não ficamos P da vida (tô pê da vidaaaa... Quem ainda não ouviu essa música, ouça agora! [sim, essa música é coisa da Marina. Ela assume toda a responsabilidade]) quando vemos que um político fez promessas e mais promessas, porém nunca teve intenção de cumpri-las? E indo mais além, afirmamos que quem quer bons políticos deve ser um bom cidadão. E não, “mentiroso” não consta na descrição de bom cidadão.

Além de tudo, você não quer que seus netos ouçam dos netos do seu vizinho que você era um grande falso antes de se tornar um respeitável velhinho, não é?

Marina Pedrinha e Paulo Henrique – M3

11 comentários:

Anônimo disse...

gostei das dicas, talvez algum dia possa ser útil haha
Andressa M3

Anônimo disse...

Eu já li Alice no País da Mentira!! (mentira) (mentira que é mentira, é verdade!)
Bozo M3 (mentira, é a Alice)

Anônimo disse...

Gostei muito do post =s É um tema com o qual sou chegado (<.< Mentira isso)... E esse teste acabou me entregando... Sou o mentiroso estilo Dexter (Sociopata) e.e sem comentários adicionais sobre esse caso...
Parabéns pelo post e #ParabensLeandrim u.u
Gustavo M3

Unknown disse...

Gentche que resultado é esse?::Dexter (Sociopata)Tá errado isso ai!!



Unknown disse...

Pois bem, prefiro deixar a minha opinião acerca o assunto pra depois. Tô co sono.

Unknown disse...

só mais duas (2) coisas:

1: O meu teste de "Você sabe Identificar um mentiroso" deu que sei farejar um mentiroso a quilômetros de distância. TENHAM CUIDADO AO MENTIREM PRA MIM HAHA

2: A URSULA É DIVA DEMAIS!!! AMO-TE

Anônimo disse...

Não duvidem da minha personalidade Dexter u.u Sou mais cruel que pareço e.e

Anônimo disse...

Interessante de verdade essas coisas aê!
Bom de verdade (como se Marina Pedrinha e Paulo Henrique -Ganso- pudessem fazer algo que não fosse bom HAHA'). Beijos
Vanessa M3

Professor Olivaldo disse...

Antes de qualquer coisa, tenho que dizer que não minto. Portanto, o site da Super bugou com as minhas respostas e apareceu uma mensagem parabenizando-me por seu uma pessoal extremamente confiável. Até enviaram uma pequena medalha para minha casa. Levo para a aula semana que vem.

Em segundo lugar, que delicinha de texto. Ri baldes lendo. As dicas práticas (em especial aquelas que vocês direcionam para Literatura) achei geniais. Adorei a atitude extremamente audaciosa de usar o blog organizado pelo professor, em uma atividade avaliativa para ensinar como passá-lo para traz. De tanta cara de pau, fiquei apaixonado por vocês.

Parabéns pela pesquisa, pela escolha do tema (superligado no dia) e pela falta de vergonha na cara. Onde já se viu, ensinar a mentir?!! <3

Anônimo disse...

Gostei muito do Post de vocês. Mentir? Mentir é para os fracos! Quero ver você passar um ano sem mentir igual aquele cara do qual esqueci o nome do livro do qual eu também esqueci o nome.

E esse negocio está bugado também deu que eu sei indentificar um mentiroso a quilometros de distancia. .-.

Gian - M4

Anônimo disse...

Pelos DEUSES Marina!. Huashauahuh'

Que musica incrivelmente foda! Eles dando cabriolas no video... os backing vocals cantando "Tá tá tá", essa dança totalmente da hora. hasuashasuh'

Tive que voltar para comentar... Agredeço-lhe muito por me mostrar essa obra de arte (não).

Gian - m4