16 de abr. de 2013




 


  A EVOLUÇÃO DO FUNK
O funk nasceu na década de 60 nos EUA em bares de jazz e blue.
FUN = FUNKE por fim FUNK palavra inglesa que significa todo mundo junto, divertir, embaraço, essa palavra veio junto com a música originária do Bronx, um bairro de nova york onde surgiu o ritmo que se espalhou rapidamente. Foi com James Brown que o estilo tornou-se um pouco mais  dançante e ganhou o mundo.

Esta é uma conhecida musica do James Brown, lançada em 1986(The Funky Drummer)
 


 


O funk iniciou-se no Brasil nas favelas e povoados menos abastados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro,( principalmente a Soul Grand Prix e a Furacão 2000) influenciadas por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass, que trazia músicas com batidas mais rápidas. As letras retratavam o cotidiano dos frequentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas. Na época, o funk falava sobre as drogas, as armas, os comandos, mas artistas desta fase, como Claudinho e Buchecha, evoluíram para outros tipos de temas.
O video a seguir mostra os mc's Cidinho e Doca que eram mc's do grupo de son Furacão 2000 e embalavam  os bailes da década de 90.




No Brasil ganhou um ritmo muito mais contagiante, uma batida forte, letra de impacto e belas dançarinas. Característica as quais contamina a quem o ouve, sendo quase impossível ficar parado ao seu son.
Hoje em dia o funk não escolhe mais cor, nem raça, nem sexo, muito menos classe social. O “batidão” está na virando mania nacional principalmente entre jovens e adolescentes, entrando e fazendo parte da vida, inclusive, da classe alta do País. 

Agora escutem essa musica mais atual para fazerem uma comparação(Mc K9 Louquinha de 2012)


 

Autores:Wesley Fiorio e Tiago Pereira





4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, não podia esperar outra coisa de vocês né, tipo, alguém tinha que falar do bendito funk... Mas, o post ficou bem informativo o que o faz não ficar chato. Parabéns meninos, e continuem assim, falando do que gostam. :-D Vanessa, M3

Anônimo disse...

Bom, eu já sabia quem eram os autores do post antes de acabar de ler. Afinal, é só pensar um pouquinho né kkkkkk
Ficou mto bom, informativo, interessante e bem elaborado. Parabéns meninos!
Fernanda-M3 ((:

Professor Olivaldo disse...

Quando li o "título" do post (que, aliás, nem está no LUGAR do título), pensei que teríamos algo bem mais detalhado da ~evolução~ do funk.

Apesar de bastante sintético, vcs deram uma ideia interessante de onde veio esse ritmo que encanta tanta gente no Brasil.

Agora uma opinião superpessoal: não consigo conceber como EVOLUÇÃO o funk do Brown para o funk da Furacão. Pq para mim evolução é sempre para melhor e não penso que, musicalmente, foi isso que aconteceu.

((não consigo ouvir falar do Bronx sem pensar em "Todo mundo odeia o Chris"!))

Anônimo disse...

Passando aqui pra pedir por favor que enquanto tivermos em prova não coloque funk nos corredores isso é tenso de mais da conta so.

Diego Possebão M4