12 de abr. de 2013

Eu canto, tu cantas, vós cantais...


Estudar, estudar e estudar!

Vida de estudante não é fácil: é preciso decorar mil formulas de física, matemática e química, ler livros e mais livros de literatura Realista, ficar discutindo sobre o amor em filosofia, fazer maquetes e ainda por cima aprender outro idioma! E a lista não para.  Com isso não é de se admirar que uma hora a gente queira jogar tudo pro alto.
Eu jogando tudo pro alto


Então por que não aprender de uma forma divertida? Se repararmos bem nas letras presentes nas musicas, muitas delas podemos aplicá-las ao nosso dia-a-dia na sala de aula. Seja um trecho ou até mesmo todo o tema central da canção, estudar ouvindo coisas que gostamos pode tornar a matéria escolar muito mais fácil de ser assimilada.E até mesmo, ouvir aquela sua musica preferida e começar entende-la melhor por causa dos conhecimentos adquiridos em sala, torna-se muito mais legal ouvi-la.
Pensando nisso, selecionamos algumas musicas de artistas e de gêneros variados, que de alguma forma podem te ajudar a estudar para alguma prova ou exercício que o professor passar. Todos com o ouvidor bem atento? Então vamos lá:

Língua Portuguesa: Língua (Caetano Veloso);
E pra começar, nada melhor que Língua Portuguesa e Caetano juntos! A letra da musica "Língua", brinca com chavões, regras e nomes importantes da matéria. De uma forma divertida, mistura sons de diferentes tribos, assim como é na Língua Portuguesa "Abrasileirada" que tanto conhecemos. Em trechos como "Minha pátria é minha língua", Caetano nos mostra a importância da nossa língua como identidade cultural de nosso país. 




Matemática: Dezessete e Setecentos (Luís Gonzaga):
E pra todo mundo não sair daqui sem saber somar, dividir, multiplicar ou cobrar as dividas dos outros, o professor Gonzaga veio logo dar uma palha aqui no post. E que não reste dúvida heim? É Dezesseis e Setecentos! 





Geografia:A Canção do Senhor da Guerra (Legião Urbana) e Sobradinho (Biquíni Cavadão);
Por estarmos em dúvida qual musica postar dessa matéria, resolvemos pôr duas! A primeira se trata de "A Canção do Senhor da Guerra" do grupo Legião Urbana, que retrata bem o que estamos estudando atualmente em geografia: a  guerra. Como uma critica à guerra do mundo, a banda coloca no trombone todos os argumentos que os "senhores das guerras" nos dizem: a superpopulação, o lucro das armas, a exportação, a tecnologia, etc., de forma irônica, nos fazendo refletir o que realmente vale a pena. 



E a outra musica refere mais a matéria do ano passado, e inclusive o Fred até cantou dentro da sala. "Sobradinho" de Biquíni Cavadão, também traz em forma de critica a construção da usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, que alagou um vasto território obrigando centenas de moradores se deslocarem para outras áreas, além da destruição da natureza local. 


História: Navio Negreiro (Caetano Veloso);
E de novo com Caetano, eis aqui uma canção que mostra de forma poética todo o sofrimento sentido pelos negros ao serem obrigados a saírem de sua terra natal para serem escravizados em nosso país. O legal da canção, é que também se encaixa em Literatura, já que a letra é toda do poema de Castro Alves "O Navio Negreiro" somente sendo interpretada por Caetano, com uma sonoridade que nos faz arrepiar, desde o coro das mulheres ao fundo até o sons das correntes e dos instrumentos africanos. 


Língua Inglesa: Papo de Jacaré (P.O. Box) e Samba do Approach (Zeca Pagodinho e Zeca Baleiro);
Assim como em geografia, resolvemos por duas musicas nessa disciplina. A primeira é "Papo de Jacaré" da banda P.O Box, que mostra a história de um cara ignorante que está afim de uma mulher que é professora de inglês, e por isso pede para dar aulas a ele. O inglês propriamente dito vem só lá no final, mas é divertido ouvir a história do personagem querendo aprender inglês.

E a segunda, é um samba (ou pagode? nunca sei a diferença dos dois!) que ficou beeeeem famoso lá na época da novela "O Clone" (sério que eu me lembro disso?). "Samba do Approach" é uma parceria de Zeca Pagodinho com Zeca Baleiro, que fazem um jogo divertido com expressões em inglês que normalmente usamos no nosso dia a dia, sem mesmo perceber. 


Quimica: NaCl (Killi)
Em uma de nossas pesquisas pra encontrar musicas relacionadas a química sem serem aquelas famosas musicas para decorebas, encontramos a música "NaCl" da banda nada famosa Killi, que joga nas canções como a química está a deixando louca por decorar tantos elementos e reações. Você não está sozinha, ó Killi, minha cara.


Artes: Aquarela (Toquinho)
IM-POS-SÍ-VEL falar de artes sem citar Aquarela de Toquinho.  Referência mundial!!! Tá, sabemos que Artes não é necessário aprender, pois é mais um forma de expressão que vem de dentro da alma. Mas a musica é tão linda, que tivemos que por (*_*). 



Filosofia:  Monte Castelo (Legião Urbana)
E nada melhor para falar sobre Filosofia, do que falar sobre: O AMOR! Mas não será qualquer musica, e sim uma que questione todo esse sentimento que meche com os nervos da gente. Na musica Renato Russo afirma que amor "é bom, não quer o mal/ não sente inveja, não envaidece". (Outra coisa legal presente na canção, é que há trechos baseados no poema de Luís de Camões)



Sociologia: Até Quando (Gabriel O Pensador)
E por último, uma musica para pensar na realidade e na sociedade em que vivemos. "Até Quando" de Gabriel O Pensador, nos faz refletir sobre o que estamos fazendo enquanto o mundo está numa situação muito, mas MUITO ruim. "Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente/ O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente" é um exemplo de um verso que critica abertamente como estamos vivendo as nossas vidas.






-
Já estamos no final do post, mas antes queríamos deixar algo bem claro: a escola, apesar de extremamente importante, não lhe ensina a encarar fatos que realmente irão afetar toda a trajetória da sua vida. O que realmente vai ajudar? EXPERIÊNCIAS! Os livros, filmes,  musicas e os professores, só irão te instruir para saber como agir em uma determinada situação, mas você só irá aprender realmente quando passar por aquilo. E isso é maravilhoso, pois sentir na pele tudo aquilo que é visto em filmes, te torna mais forte e mais preparado para superar outras coisas que virão mais a frente.

E para representar isso tudo, nada melhor que uma outra musica para só assim... Finalizar o post com chave de ouro! A musica é da banda Kid Abelha e se chama “Educação Sentimental II”. A letra fala sobre a perda de um amor e que agora “eu não sei o que fazer ninguém me ensinou na escola, ninguém vai me responder!”, mostrando como dito no parágrafo acima, que a escola nos ensina até um ponto, todavia algumas coisas não necessárias descobrirmos sozinhas.


Até a próxima, bom fim de semana! :)

Paloma e Samara, M3
ah, vamos comemorar por 
 sermos o post nº  100 do cérebro elétrico. 
Senti  importante ressaltar.

6 comentários:

Marina Pedrinha disse...

Então, sobradinho é de Sá, Rodrix e Guarabyra, não do Biquíni, meninas...
E eu estava esperando por Química, da Legião Urbana, na parte de química! Ou se não pra finalizar o post, pq aquilo é uma pérola sem fim kkk! Me identifico.q
Depois volto pra comentar melhor, pq estou com o tablete da laís "rica" fassarella e me confundo toda!

Unknown disse...

Sim, sim!
Coloquei como Biquini porque a versão que tinha no youtube e que eu conseguir por no blog era só deles, então achei que ficaria estranho por "Sá,Rodrix e Guarabyra" e um video do "Biquini Cavadão" mesmo eu explicando depois... sairia do foco.

A primeira musica que pensamos por em quimica, foi a da Legião... Mas já tinha musica da banda demais, além de que a canção iria promover o ódio total dos alunos com essa materia haha

Samara Nascimento disse...

Hum marinaaaa!!!... Se revelando a
revoltada... Mas se fossemos colocar
as músicas do Rento Russo que tem a
ver com a escola quase não iria
sobrar lugar para outros cantores e
algumas promoveria muito ódio dos
alunos.

Anônimo disse...

Geeeente, eu também lembro daquela música do clone!! Estou chocada... eu nem via aquilo
E o post ficou muito legal, parabéns meninas!
Alice M3

Unknown disse...

UASHUSHSU Que bom que não sou a unica a lembrar das novelas da Glória Perez em minha vida...

Obrigada Alice

Professor Olivaldo disse...

Sempre achei muito idiota aquelas musiquinhas que ajudam a gravar, fórmulas, regras de acentuação e afins (isso não quer dizer que nunca fiz uso ou jamais farei...até pq me acho MÔITO idiota!). Agora, perceber em uma música DE VERDADE, tipo, arte mesmo, conhecimentos que às vezes nossos professores tentam até a morte nos "explicar na escola" (alô, Kid Abelha) é mesmo ph*da!

Essa era, inclusive, a minha parte o "Conversa (a)fiada", um programa de rádio que ninguém ouvia, mas era muito legal de gravar: tratar de assuntos relativos ao estudo do Português dentro de músicas. Aliás, cadê os arquivos do programa?

Parabéns, meninas!