3 de abr. de 2013

Nanotecnologia

Vivemos em uma época cheia de inovações, em poucos meses aparelhos que eram os mais modernos se tornam ultrapassados, produzimos máquinas com maior velocidade de processamento, melhor qualidade de imagem, mais portáteis e principalmente algumas que reúnem a maior quantidade de funções possíveis em um único objeto. Mas e daí? O que essas melhorias realmente mudam? Quase nada.  Quando a maior inovação que a humanidade consegue produzir é o iPhone 5, temos um problema,  até podemos o  considerar um avanço, mas é pouquíssimo para uma sociedade que se considera inovadora, a verdade é que vivemos em uma seca criativa, desde a revolução dos computadores não chegamos nem perto de atingir o nível de invenções como a capacidade de aproveitar a eletricidade, a prensa móvel, o motor,  as vacinas e os antibióticos.

Pensando de forma otimista, essa fase pode ser apenas a introdução, um sacrifício necessário, para invenções realmente revolucionárias, uma das áreas que promete isso é a nanotecnologia. As pesquisas sobre a nanotecnologia envolvem diversas ciências e acontecem desde a década de 80, hoje ela é o centro das atenções, essa tecnologia consiste na manipulação de cada átomo e molécula para formar um objeto que teria as propriedades desejadas, se atingirmos esse nível de manipulação molecular o resultado será uma nova revolução industrial, seremos capazes de realizar feitos teoricamente simples como mudar a cor do cabelo, impermeabilizar objetos, produzir alimentos mais saudáveis, remédios mais eficientes, ou podemos operar alguns milagres como a cura do câncer, supercomputadores de bolso, e para os mais radicais teremos a capacidade de destruir o mundo reproduzir órgãos artificiais e até mesmo conseguir a vida eterna. De forma geral, a nanotecnologia irá permitir o desenvolvimento de produtos melhores, seguros e inteligentes, com grande velocidade e baixo custo.

"Os princípios da física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que, teoricamente, pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes de mais" - Richard Feynman (1569).

O nome dessa tecnologia faz referência ao termo nanômetro, que é uma unidade de medida que correspondente a bilionésima parte do metro, mas para entender melhor o tamanho do nanômetro é recomendável o vídeo abaixo:

A nanotecnologia já esta presente em mais de 800 produtos. O mercado de nanotecnologia movimentou US$ 693 bilhões em 2012 e deverá atingir cerca de US$ 2,95 trilhões em 2015.Veja alguns desses produtos aqui.

Medicina
Em estudo recente da Associação Americana de Pesquisas sobre o Câncer o tratamento do câncer com nanopartículas teve resultado positivo, participantes do estudo que sofriam de câncer em estágio avançado tiveram o crescimento dos seus tumores estabilizado ou reduzido, o estudo utilizou nanopartículas programáveis que conseguiram agir diretamente na doença.
No vídeo é explicado como a nanotecnologia pode ser usada no tratamento contra o câncer:

Outra vantagem na medicina é a detecção imediata de uma doença através de partículas microcópicas, desenvolvidas pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts, que agem como sensor biométrico. Com o avanço das pesquisas essas  partículas podem ganhar novas funções como a automedicação. 

Nanotubos
Os nanotubos de carbono, criados através da nanotecnologia possibilitam uma infinidade de melhorias na qualidade dos materiais, possuindo uma resistência duzentas vezes maior que o aço e sendo mil vezes mais eficiente do que o cobre na transmissão de eletricidade.
Com os nanotubos já foi possível desenvolver músculos oitenta e cinco vezes mais fortes do que o músculo humano, esse material é capaz de erguer cem vezes o seu peso, o músculo tem a contração induzida por um estímulo térmico, podendo ser um substituto leve e resistente para uma série de sistemas mecânicos como em aeronaves, e robôs.

Um grupo na Universidade de Berkley nos EUA resolveu um grande problema da robótica, através da nanotecnologia avançada, eles desenvolveram uma pele artificial com a capacidade do tato, que poderá servir para dar sensibilidade a próteses em implantes humanos. 


Infelizmente, é muito provável que a curto prazo a nanotecnologia será utilizada em objetos mais simples, as grandes mudanças devem ocorrer em 20 ou 30 anos, mas com certeza ocorrerão e influenciarão todas as áreas do conhecimento humano mudando nossa concepção de mundo.


“Imagine o que seria "encolher" todo o conteúdo da Biblioteca Nacional num dispositivo do tamanho de um cubo de açúcar. Ou então desenvolver materiais dez vezes mais resistentes que o aço e com apenas uma fracção do peso.” - U.S. National Science Foundation


Leandro Deorce e João Vitor Cassini - M3




4 comentários:

Alunos Ifes VNI disse...

Ravena, M3
Muito interessante e atual! eu não estava muito por dentro do assunto,mas adorei descobrir essas coisas.
Parabéns meninos! bjbj

Anônimo disse...

Acho nanotecnologia muito legal, pena que não é muito conhecida no Brasil, porque era uma das minhas opções de curso superior (e eu passava na UFRJ em nanotecnologia tranquilamente pelo SISU)... maaas praticamente não tem mercado nessa área por aqui, então deixa pra lá ://
ah, e parabéns meninos!!
Alice M3

paloma disse...

Alice = poder

***

Já "conhecia" a nanotecnologia graças a monografia da minha mãe que falava sobre isso, só que na época eu achava que só se aplicava em roupas hahhahh doce inocência da criança. É claro que depois eu vi que era algo muito abrangente, mas não sabia a dimensão total. Que legal! MUDAR A COR DO CABELO É A COISA MAIS TOTALMENTE INCRÍVEL DO MUNDO, ADEUS RAÍZES INDESEJÁVEIS!!!
Mas acho que alcançar a imortalidade é algo meio difícil, hein? E nem sei se alguém gostaria de viver pra sempre. Deve cansar algum dia hehe

Professor Olivaldo disse...

O que mais me espanta de deixa feliz ao mesmo tempo é a capacidade de vocês escreverem de modos tão diferentes e igualmente bons textos.

O início do texto de vocês me fez rir demais. O "Mas e daí?" era exatamente o que estava pensando na hora em que lia...rs.

O assunto é bem "cabeçudo" e específico, mas vocês conseguiram deixar de um jeito leve e muito instigante. O texto me prendeu do começo ao fim.

A escolha dos vídeos também merece destaque, aquele que ensina o que é a medida nano tem bem a vibe de humor que agrada.

Um post com foco no texto escrito, dois blocões de parágrafo logo de cara moostra o quanto se dedicaram para a elaboração.

Parabéns, rapaziada!