5 de abr. de 2013



Desenho animado, sinônimo de diversão na juventude.

Está em casa? À toa? O que se tem para fazer meu JOVEM?!

As respostas são inúmeras: dormir, comer, estudar, ler, dormir mais, navegar, ouvir música, acessar mais uma vez seu face e comentar todas as novas fotos em que você NÃO está olhando para a foto e seu AMIGO postou lógico! E assistir TV : )

Nesse último caso, você que está no último ano do Ensino Médio e devia saber todas as atualidades para fazer o Enem, o vestibular da UFES, o PASES, o outro vestibular que sua mãe já te inscreveu, etc, é claro que vai almoçar assistindo à um Jornal! S.ó. q.u.e. n.ã.o.


Pra quê ver todas as tragédias que acontecem pelo mundo se você pode ver:
Os Simpsons

Bob Esponja :)
                                                                                  
Dragon Ball Z

Entre tantos, tantos outros que invadem as telas das televisões, seja em canais abertos ou na tv a cabo ou ainda que você pode acompanhar todos os episódios baixando na querida internet. Ou seja, meios para se alcançar a diversão dos desenhos animados não faltam!

A onde queremos chegar com isso??

A maioria dos jovens crescem, mas na verdade NÃO, eles não crescem, haverá sempre um lado infantil... Como deixar de gostar da vida boa de criança depois de ter provado desta durante vários anos de existência?

E os sintomas desse prazer de ver desenhos animados e a influência que estes transmitem, são visíveis na sociedade juvenil: cada vez mais despreocupados com os problemas mundiais e com a mentalidade de que são invencíveis diante de qualquer situação.

Mas se pararem pra pensar, depois de saírem do EM serão invencíveis no mercado de trabalho vindos com uma bagagem de conhecimento e informação tão inútil?

Ou ainda, será que sairão do EM ou viverão para sempre na “Caverna do Dragão”?   

A Caverna do Dragão!!!
Meu caro amigo, gatinho (se for da M3), os problemas mundiais não se resolvem com superpoderes e o conhecimento não é adquirido por osmose! A necessidade de se “tirar um tempo pro estudo” (o que deveria ser a coisa mais natural na vida de um futuro vestibulando) é primordial para se alcançar os objetivos. Ir para a escola para realmente adquirir conhecimento é fundamental! E embora desenho seja sinônimo de atração visual e lazer aos adolescentes, transmitindo a ideia de se manter uma vida tranquila e desproblemática (se essa palavra existir u.u), eles não trarão sustento no futuro e talvez, sejam os desenhos também os causadores de mentalidades cada vez mais infantis na juventude, aquela famosa imaturidade.

Não se pode afirmar que ver desenho seja um problema, pois não dá para se viver o tempo todo debaixo da tensão mundial da eclosão de uma terceira guerra mundial, ou ouvindo os jornalistas descrevendo a todo instante novas catástrofes, mortes, violência na escola, no serviço, em casa e todas as outras notícias que são passadas durante o dia todo, todos os dias... Porém, dar atenção somente aos desenhos não levará o vestibulando muito adiante nos seus objetivos.

Compreender a importância da aprendizagem e do conhecimento sobre as atualidades que nos cercam, assistindo jornais, LENDO principalmente, (ler é assunto sério galerê!!, não é só papo de professor, "ler também é um exercício" e que exercício u.u),  ajuda a construir um pensamento crítico e de fundamento a respeito do mundo e do que ele quer de você!

Talvez, quando a sociedade conseguir associar a globalização intensa, a influência das redes sociais, a diversão transmitida pelos desenhos animados, à leitura e ao estudo, jovens mais maduros serão formados, mais preparados para o mercado de trabalho e para constituir a população economicamente ativa a que estão prestes a fazer parte, já que o tempo não para pra que as pessoas amadureçam, deve-se, é acompanhar o seu desenvolvimento.




Laís Fassarella 
Sara Bautz - M3
                                     







3 comentários:

Anônimo disse...

concordo, ler é importante assim como estar ligados as notícias atuais, só que ninguém é de ferro... não to falando que assistir desenhos o tempo todo é necessário, precisamos organizar o nosso tempo para lazer e para estudar, só que na minha opinião não podemos perder essa faze tão boa que é a juventude \o/
Andressa M3

Anônimo disse...

aaaaaa eu amo Bob Esponja! *..*
Parabéns pelo post garotas! :)

Vanessa, M3

Professor Olivaldo disse...

Desenhos animados formaram meu caráter (junto com a Xuxa e o Sílvio Santos) #falandosério. Desenhos animados também têm seu papel no desenvolvimento da gente.

Não sei se concordo inteiramente com o que vocês afirmam. Desenhos são importantes em todas as idades (e nem falo de desenho "adulto") e brincar também. Vivo me perguntando em que momento da minha vida que decidi que brinquedos deixaram de ser legais. Não tô falando de videogames e outras paradas assim. Tô falando de BRINQUEDOS de verdade!

Quanto aos brinquedos, ainda não voltei a consumi-los, já desenhos sempre que dá eu assisto MESMO. Ultimamente tenho gostado de ver "Os padrinhos Mágicos" e "Fineas e Ferb". E claro que seeempre que passa o Bob eu vejo.

O problema é quando vc faz do desenho o seu principal meio de entrenimento e forma mofo no sofá de tanto assistir.

Vocês que estão começando a vida adulta devem dar prioridades a outas questões, mas que garanto que um bom cartoon sempre terá lugar cativo no coração de todos vocês. Assim como tem no meu.

Bom texto!