4 de abr. de 2013

Música e lembrança!!1!!


MÚSICA: forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio #SQÑ. Ninguém se liga tanto a definições do tipo corretíssimas ou um conceito que veio de alguém importante ou que se acha importante. É na música que a maioria das pessoas consegue encontrar um mundo só seu, um lugar onde tudo faz sentido em que se é compreendido. Pessoas encontram na música um meio de se expressar, um método para refletir o que realmente se passa por nossas cabeças e que passa despercebido por grande parte daqueles que convivem conosco.
É nela – música- que encontramos o nosso verdadeiro estado de espírito (raiva, felicidade, tristeza), é com ela que podemos relaxar e tentar esquecer um pouco o mundo, usufruindo da letra que a compõe encaixando-a em algum momento em que ocorreu, está acontecendo ou está por vir em nossas vidas. Assim como alguém relaxa ouvindo axé e dançando, dançando, Dan, Dan... , há quem só consiga por os pensamentos em ordem e se sentir em paz ouvindo estilos musicais não tão impactantes e mais suaves. No geral, as pessoas ouvem músicas para relaxar, sonhar, viajar, chorar, sorrir... Enfim, para sentir emoções que julgam ter necessidade naquele determinado momento.
A música exerce principal influência na vida dos jovens, isso pode ser evidenciado pelo fato de haver “classes” separadas por estilos musicais. O reggae, por exemplo, influenciou o movimento hippie, o punk influencia em comportamentos que dizem respeito à inconformações políticas e sociais e isso acontece, pois, a letra que compõe cada uma se refere a temas polêmicos e que são do interesse das pessoas que curtem cada estilo. Determinadas músicas podem virar verdadeiras filosofias de vida, na juventude ou não, podendo mudar a opinião de quem a ouve em relação a diversos assuntos.




A grande maioria dos compositores faz da letra das canções verdadeiros poemas, alguns ficarão marcados para sempre justamente por terem essa característica marcante. O fato de tratar letra de música como poesia não é aceita por certos críticos que listam inúmeros fatores que manifestam a diferença entre essas duas artes.
Como é do interesse da maioria dos leitores, citaremos abaixo, alguns, dos diveeersos músicos nacionais e internacionais que se destacaram pela letra de suas composições, pelo grande número de pessoas que os cultuavam e por suas características próprias.
  •     Um dos músicos e poetas que será lembrado por gerações e se tornará (se é que ainda não se tornou) uma grande lenda do mundo musical ou não, é o cantor e compositor Renato Russo, falecido aos 36 anos de idade no ano de 1996, que usou em suas composições métodos para expor sua opinião sobre a época conturbada em que vivia e se dedicava a estilos como punk rock, rock alternativo etc.




Frases de Renato Russo:
- “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.”.
- “... Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim...”.
- “Às vezes nem me preocupo tanto comigo... Mas há pessoas que amo e não quero vê-las sofrer.”.
- “Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito.”.


  • Voltando aos dias atuais, outro cantor que se destacou principalmente no mundo jovem e que faleceu recentemente deixando muita gente de boca aberta e totalmente aos prantos, foi Alexandre Magno Abrão, (WHO?) comumente conhecido e popularizado como Chorão. Sim o vocalista da banda Charlie Brown, compositor, cineasta, poeta, roteirista e empresário brasileiro. Suas músicas trazem como personagem um estereótipo do perdedor amável, uma criança dotada de infinita esperança e determinação, mas que é dominada por suas inseguranças e uma permanente má sorte, e aqueles que o cercam muitas vezes se aproveitam dele. Muitas pessoas se identificam com ele.



Frases de Chorão:
- “A vida me ensinou a nunca desistir. Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir.”.
- “Impossível é uma palavra muito grande, que pessoas pequenas usam para te oprimir!”.
- “Tudo o que é bom, dura tempo o bastante para que se torne inesquecível.”.
- “Meu estilo de vida liberta a minha mente, sou completamente louco mais um louco consciente.”.


  •      Na música brasileira são muitos os músicos de destaque, e se formos falar um pouco de cada um não haveria espaço suficiente nem criatividade e ânimo. Porém não poderíamos deixar de falar desse grupo mega, ultra, hiper sensacional, que durou pouco tempo mais o suficiente para deixar milhares de fãs espalhados por todos os cantos e com suas canções na ponta da língua Roda, roda e vira, solta a roda e vem , sim falo dos Mamonas Assassinas. Bom... O que dizer sobre eles? Eram irreverentes, felizes e dava para perceber que gostavam realmente do que faziam, fazendo o trabalho parecer uma grande brincadeira e assim conquistar crianças, jovens, adultos e idosos.




Frases dos Mamonas Assassinas:
- “Nosso estilo é sonrisal, você ouve e ri.”.
- “Nossa ideologia é rir para não chorar.”.
- “Vamos fundar uma seita: a Seita Cheque.”.
- “A gente queria mesmo Beatles, mas aí a gente descobriu que esse nome já existia e ficou Mamonas Assassinas.”.




Uma banda de rock britânica que assim como praticamente todas as bandas começaram do zero e com o passar do tempo o sucesso foi tanto que atravessou fronteiras tornando o rock uma realidade em todo o mundo. Com melodias bonitas e calmas The Beatles conquistaram o mundo todo, se tornando o grupo musical mais bem sucedido e aclamado do planeta. Depois dos Beatles, a música nunca mais foi à mesma por serem um grupo popular e influente.
Assim como tantos outros, The Beatles tornaram-se uma lenda, pois até mesmo depois de 30 anos após terem se separado (devido a falecimento de uns e tal) eles continuam conquistam fãs e fascinando muitos, o que pode ser comprovado pelo fato de ainda venderem milhões de álbuns.


Frases dos The Beatles:
- " It is easier to criticize somebody else than to see yourself.” (É mais fácil criticar outra pessoa do que se enxergar).
- “I can't tell you, but I know it's mine.” (Eu não posso te dizer, mas eu sei que é meu).
- “All we are saying is give peace a chance.” (Tudo o que estamos dizendo é dar uma chance à paz).
- “If I needed someone to love you're the one that I'd be thinking of.” (Se eu precisasse de alguém para amar você é o que eu estaria pensando).

Dá pra perceber, que muita gente pode ter se identificado com algum dos citados acima (lembrando que vale lembrar-se dos incríveis como Michael Jackson, Elvis Presley, Cássia Eller, Carmem Miranda, Cazuza etc.), isso acontece justamente porque não se trata do estilo musical diferenciado que cada um apresenta mais sim da qualidade da canção mesmo que não se trate de uma qualidade conceitual, tecnológica e tal. Concluindo, ninguém vive sem música e sem suas melodias e letras profundas, agitadas ou interessantes, e muitos se adaptam a diferentes estilos e gêneros musicais pessoas ecléticas tendo a capacidade de se divertir ouvindo um rock, um pop, um jazz, um pagode, um funk sim um funk, ou seja lá o que for sendo importante o respeito a cada estilo e a pessoa que é adepta a ele.


Aos anjos poetas que se foram, eles não morreram, só deixaram a terra para que os anjos do céu também contemplassem as grandes criaturas que são. Suas músicas viverão para sempre dentro dos nossos corações.

“Grandes seres humanos não morrem viram lenda”.


Andressa Oliveira 
Vanessa Augusta.
M3






7 comentários:

Daniele Zuccon disse...

Da-lhe grandes seres humanos, difícil encontrar cantores com tanto talento, tirando Mamonas, todos os outros expressavam em suas letras algo bem maior que uma melodias. Eternos, lendas!! Sentirei falta da vibe positiva que o Chorão emanava em seus shows :ss
Dani M3

Anônimo disse...

Não consigo nem imaginar a quantidade de canções que ficaram por escrever. O engraçado é que mesmo alguns desses cantores terem morrido antes de nascermos, ainda assim nos apegamos a suas músicas pelo que elas transmitem. Realmente eternas lendas. Muito legal o texto.
José Egidio M3 (:

Mariana Ambrosim - M3 disse...

Muito bom o post. Como diria o próprio Renato Russo "Os bons morrem jovens". Acredito que sua genialidade principalmente na construção das letras fará com que continuem fazendo parte de muitas gerações, mesmo que não os tenham acompanhado em vida. Grandes nomes, grandes perdas!

paloma disse...

#FãDeBeatlesChataModeOn:

'Give peace a chance' (a terceira frase dos beatles) não é uma frase da banda, e sim do John Lennon em sua carreira solo [[isso é pra marina, que não gosta do John Lennon em carreira solo, digo-lhe: TU É LOCA MENINA!]]

*******

Mas então, música é sempre um bom assunto. Se escolhermos as musicas certas, sempre vamos aprender alguma coisa (as musicas erradas também, mas fica a dica). Ninguém melhor que Renato Russo pra representar isso, o cara era muito bem. Mas não podemos esquecer também de outras personalidades como o Raul Seixas (um dos meus preferidos haha [incrusive as canções de parceria com paulo coelho!]),Caetano Veloso, etc.(estou com preguiça de pensar em outros)

E no cenário internacional, não podemos esquecer de Pink Floyd. QUEM NUNCA FICOU DOIDO COM HEY TEACHER, LEAVE THE KIDS ALONE! ALL IN ALL IT'S JUST ANOTHER BRICK IN THE WALL!" oh my goshhhh (!) sou doida nessa musica. E Bob Dylan? MEU DEUS, OUÇAM! Ah, vou ficar aqui escrevendo a vida inteira. Melhor ir estudar pra prova de português.
***

sobre a foto: LINDOSSSSSSSSSSSSSSS GEORGE HARRISON EU TE PEGO GATCHÊNHO! <33333333333333 #PalomaPira

Unknown disse...

CALA A BOCAAAAAAAAA MARINA!! NÃO VEM FALAR DO JOHN PERTO DE MIM QUE FICO É: LOCA (revivendo meus tempos de pré-adolescência) HAHA

Então, acho que você errou nessa observação! É claro que existe gente arrogante que enche a cara pra dizer que gosta de beatles e o resto é porcaria, mas a maioria das pessoas que eu conheço (principalmente as que são fans de verdade, tipo das antigas, não os da modinha pseudo-cult) são muito gente boa e gostam muito de compartilhar os seus gostos musicais.

E não, nunca vi. Estava falando somente das composições de raul com parceria de paulo coelho. Nem sabia que ele já cantou alguma vez na vida!! Mas nem vou defende-lo porque senão serei linchada, já que o dono do blog é hater n1 do paulo coelho ahahsids

Anônimo disse...

Parabéns pelo post o/ Ficou demais (principalmente o assunto que é algo que todo mundo gosta=s)

Gustavo M3

Professor Olivaldo disse...

Mesmo tratando de um tema que gera muita discussão (o que é ótimo para o ibope do post), vocês conseguiram ser imparciais e falar não de um estilo musical espeífico mas como essa arte é importante para todos mundo.

Só não entendi porque a formatação do post ficou tão louca. Uns parágrafos certinhos, outros malucões!!

Quanto ao Paulo Coelho, não tenho nada contra ele. Só não gosto dos livros que ele diz que escreve. Sobre a relação dele com Raul, uma única coisa: O Raul era careta, o Paulo era legal. O Paulo hoje é careta e o Raul morreu legal.

Não entendeu? Deixa pra lá,então...