2 de abr. de 2013

Álcool e Adolescência

Apesar de muitos não admitirem, atualmente, o álcool esta presente na vida de quase todos os adolescentes. Por ser uma substancia psicotrópica, ela influencia no sistema nervoso, alterando funções cerebrais, mudando o humor, percepção, e te levando a fazer coisas que você não queria tipo pegar aquela menina(o) linda(o). Bom, não vamos explicar muito, pois vocês sabem muito bem do que estamos falando... Rum!
          
Más Companhias
Geralmente, o adolescente que bebe, não bebe sozinho. Na maior parte das vezes, essa escolha é feita pela influencia e pressão dos próprios amigos e sociedade, e até mesmo da mídia, com propaganda e mal exemplo.

Esta na modinha beber ://
A bebida é vista como uma forma de socializar e de inclusão no mundo adulto, além disso, também proporciona sensações de prazer, e alivia sensações de desprazer [o que mais os adolescentes querem?].

Dados

Números, números e mais números.

Como podemos ver, o índice de ingestão do álcool na adolescência é beem grande! Um dos motivos é o fato de ser uma substancia legalizada. Essa pesquisa também revelou que o consumo de álcool dos meninos é mais alto que o das meninas, e outras coisas como podem ver neste link.

Diga Não !
Como ouvimos de psicólogos, a adolescência é uma faze de construção de identidade, então, é ruim que o individuo se acostume a ter certas experiências sobre o efeito do álcool, como: festas, namoros, rocks, e situações boas e prazerosas, pois assim ele irá associar esse prazer e felicidade com o uso do álcool, fazendo que isso se torne frequente, o que abre caminho a dependência.



Papel dos Pais
Muitas vezes, as bebidas alcoólicas são consumidas abertamente em casa pelos próprios pais, que as vezes permitem que o adolescente participe disso. Maaaas, mesmo que não consuma em casa, o adolescente tudo que vê, quer fazer acaba sendo influenciado pelos hábitos dos pais!
Como sabemos que todos vocês irão mostrar isso para os pais de vocês só que não, iremos mostrar formas fáceis que seus pais podem ajudar vocês nessa sua LUTA INCESSANTE E DIÁRIA contra o álcool :/ só que não meeesmo!

Como os pais podem ajudar:
1.       Buscar informações sobre os efeitos do álcool e o alcoolismo na adolescência. Um pai bem-informado ganha poder de persuasão no diálogo com os adolescentes.
2.       Perceber que não são os melhores amigos dos filhos e que, por isso, é seu papel e dever estabelecer limites e acordos com eles.
3.       Evitar dizer apenas 'não'. Aprenda a escutar seus filhos e as razões deles para justificar o consumo de álcool.
4.       Dar o exemplo em casa, evitando o uso indevido (regular e em excesso) de bebidas alcoólicas.
5.       Participar da vida do adolescente e supervisioná-lo, quando necessário.
6.       Propiciar qualidade de vida ao jovem e estimular hábitos saudáveis, com passeios ao ar livre, contato com a natureza e momentos de lazer em família.



Então, me digam pessoas lindas, vale a pena continuar nessa iludida vida sem rumo e direção, a mercê do álcool? RISOS

Lógico que... Não ! 'o'
O álcool causa diversos malefícios a saúde e a convivência social, como você verá aqui. E, como bem sabemos, o consumo exagerado causa diversos acidentes e também doenças. Se você acha que não vai conseguir [ou simplesmente não quer] parar de beber, então aprenda seus limites e tente não ultrapassa-los.  Consciência galera de peão!

tente de s2!!11!


Também vale lembrar que o álcool é um passo mais perto das drogas!!!1111111!!11

E GENTE, É PROIBIDA POR LEI A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS ! 

#WanderleiaDIVA


Happy B-day Luisão e Laís ! o/

Luisa Falqueto Zandonade
Poliana Bautz
M3

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do post. Retrata bem um dos grandes problemas da atualidade. Principalmente nessa idade em que estamos. Parabéns pelo post.

#ParabénsLuísa

Gustavo M3

Anônimo disse...

Obrigada, seus liindos! fico feliz que tenham gostado.

Wanderleia sempre foi DIVA!!

Poliana - M3

Alunos Ifes VNI disse...

Muito bom o texto, e o assunto retratado tambem! bem atual ! hahah beijos

Ravena
M3

Anônimo disse...

Muito bem escrito, gostei, espero que algumas informações reflita na atitude de alguns adolescentes.
Beijos Dani linda.
M3

Professor Olivaldo disse...

Meninas, o post fico fantástico! Muito informativo, engraçado e bem escrito. O tema não poderia ser mais relevante para o momento no qual vcs vivem, a hora de sair pros roques ferver é a hora que o povo pira e entorna o garrafão.

Mandaram muito bem com os links, as piadinhas e Wands no final quebrou tudo! Bom demais!

(só tenham mais atenção com acentos e tals e tchuns...ok?)

Parabéns!