28 de abr. de 2013

Coluna da Jú: "Já pensou na sua angústia hoje?"




"Não é preguiça. É déficit de atenção."
Hiperatividade, depressão, ansiedade, estresse... são tantos os males que podem nos importunar na atualidade. Mas será que já paramos para pensar o que eles estão dizendo? 

Sim. Eles dizem alguma coisa. Falam do nosso estado de humor, das relações que desenvolvemos, do que nos incomoda na vida... Muitas vezes esses nomes são utilizados para amenizar algumas  responsabilidades em nossas atitudes. Já pararam para pensar nisso?

Como assim? É... "às vezes deixo de fazer o exercício para a aula e digo que sou distraído porque tenho Hiperatividade", ou que "não estudei para prova porque estava deprimida", ou ainda que "não consigo fazer nada naquela matéria porque o professor me deixa muito estressada"... E eu nisso tudo?

"Não é que eu seja bagunceiro, moço. Eu sou hiperativo, só isso."

E a minha responsabilidade com os lugares que ocupo? Afinal, o meu caminho sou eu quem construo... 

É claro que muitas pessoas sofrem com esses males, mas quem realmente sofre com isso está procurando uma maneira de lidar com esses transtornos, diferentemente de quem usa essas situações em um falso benefício próprio. Pois, se em um momento pode se livrar de uma situação, dificilmente aprende a responsabilizar-se sobre suas condutas.

--

Juliana Ronchi - Serviço de Psicologia do Ifes-VNI



(Quer o ponto de vista da Jú sobre algum assunto? Então procure-a no CAED do nosso campus ou use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. Se quiser, nem precisa de identificar.)

6 comentários:

Unknown disse...

Muito legal Juliana, parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adorei ! Mandou super bem Ju !
Dani,M4.

Unknown disse...

Juu, ameeeei sua coluna, continue postando com o Prof.
Beijos e sucesso ;)

Sirlei disse...

Ei Jú, parabéns pela iniciativa e quero compartilhar que compactuo com as suas reflexões!!!

Professor Olivaldo disse...

Quem precisa temque se cuidar mesmo. Agora quem usa de pseudodoenças para justificar irresponsabilidade tem que tomar vergonha na cara.

Jú rules!