27 de abr. de 2013

Copa do Mundo: problema ou solução?

26/04/2013

Então vamos lá... Estava eu pensando no que iria postar aqui, quando vi na TV o assunto Copa do Mundo no Brasil 2014, e ai pensei “É esse!”, e ao mesmo tempo veio à responsabilidade de falar de um assunto que se tornou tão polêmico entre nós, brasileiros.

A Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Inflama paixões e, ao mesmo tempo, reduz diferenças, já que os povos dos mais distintos países, durante os 90 minutos de uma partida, criam um laço comum ao compartilhar a mesma emoção, ao mesmo tempo. É um acontecimento raro, sem similar, e por isso digno de reconhecimento universal.




No Brasil, a Copa tornou-se um assunto polêmico, que divide opiniões, um exemplo clássico é o “desinteresse” com a população de renda inferior. A falta de estrutura para a adequação do Sistema Único de Saúde – SUS, o descaso com as pessoas que não tem onde morar, que vivem em condições precárias, a falta de alimentação de boa qualidade, o futuro das crianças perante a falta de incentivo financeiro aos profissionais da área de educação, a falta de investimento em estradas, a não regularização do saneamento básico, entre muitos outros problemas que afetam as populações carentes, de baixa renda, e até mesmo a população da classe média e média alta.

Hoje, o que ganha mais visibilidade na mídia é a situação dos estádios em que acontecerão os jogos, que estão sendo construídos, modernizados ou reconstruídos. Para todos os brasileiros, qualquer que seja o resultado da Copa, ficará um relevante legado em infra-estrutura, criação de emprego e renda e promoção da imagem do país em escala global. 


Estima-se que a Copa do Mundo da FIFA 2014 agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infra-estrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários. Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. A previsão é que mais de 700 mil postos de trabalho sejam gerados, cerca de 330 mil empregos permanentes. Porém, certamente muito se lamentará quando cair a ficha e se observar quanto se foi investido em um evento esportivo e quanto poderia ser investido no bem estar dos menos favorecidos.

Se analisarmos os dois lados da situação, a Copa do Mundo no Brasil pode ser uma decisão que fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros; ou também pode ser uma séria irresponsabilidade entre os organizadores desse evento tão “importante” para a sociedade. Dentre este contexto, podemos destacar alguns prós e contras em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.


Justificativas para o governo INVESTIR na Copa:
      
        ·         Geração de empregos;
·         Aumento do fluxo turístico;
·         Promoção e revitalização de áreas urbanas;
·         Investimentos de peso no país.


“Quanto mais turistas, mais dinheiro entra para os cofres públicos na forma de impostos.”

QUEBRAREMOS O COMPLEXO DE QUE NADA DA CERTO NO BRASIL.
“NOVA IMAGEM AO BRASIL, ALÉM DA MULHER BONITA E DOS GLÚTEOS GRANDES”


Justificativas para o governo NÃO investir na Copa:

·      Grandes investimentos nas cidades-sedes e no planejamento da copa, onde podem ocorrer perdas aos cofres públicos.
·      Grandes gastos na manutenção das estruturas, apesar de serem pouco utilizadas, necessitam desses investimentos.
·      É preciso prévio planejamento e investimento em incentivos ao esporte e cultura para que as estruturas não caiam em desuso.
·      Eventos como a copa e olimpíadas podem ocasionar redução de verbas públicas destinadas a fins específicos como saúde e educação.
·      A população mais carente pagará um alto preço pela realização de tais eventos.

As perguntas mais freqüentes em relação ao acontecimento são: “será mesmo necessário esse evento?”, “não seria um gasto desnecessário?” ou até mesmo “e com a Copa, a saúde vai melhorar?”. Serão investimentos que ficam para a população ou gastos bilionários que poderiam ser investidos em outros setores como educação e saúde? Qual categoria lucrará com tal evento?

Vivemos em um país cujo povão sofre grandemente com falta de infra-estrutura na saúde, transporte, emprego, descaso com as minorias, achatamento salarial, falta de segurança, carga tributaria abusiva, políticos avarentos, empreiteiras famintas e insaciáveis, etc..

Um país de faz de conta, onde a construção de um ITAQUERÃO (Futuras instalações do Corinthians) está consumindo milhões dos cofres públicos, alimentando grandes empreiteiras envolvidas. Na construção do Engenhão (Construído para o Pan Americano), no qual também fora saqueado os cofres públicos, ao qual empreiteiras engordaram em conluio com os governantes, onde tal estrutura foi doada ao Botafogo Futebol Clube, deixando um legado de indignação aos que conhecem tal fato. Este estádio com menos de Cinco anos de vida já está fadado a ser demolido, por ter sido construído com materiais diferentes dos “Licitados”.


Assim será ao final da copa de 2014, Estádios sendo doados a instituições esportivas poderosas e o povo continuando a sofrer com os desmandos de governantes demagogos e inescrupulosos. Na verdade, os maiores interessados e beneficiados são as grandes empreiteiras que superfaturam estas obras, e os políticos envolvidos, cuja fatia dos lucros são garantidamente embolsadas, como se vêem nos noticiários que vão ao ar, deixando a grande maioria da população "felizes por uns dias" com um evento dessa envergadura, e cada dia mais famintos e pobres, pois tais cifras poderiam ser revertidas para o bem estar de muitos e não para a "farra" de alguns.
 Porém isto é BRASIL, o paraíso da impunidade. 




Fabiana L. Oliveira
Micaela F. Fiorese
Turma : M4

2 comentários:

Professor Olivaldo disse...

Caramba, que texto!

Realmente é muito bom pensar essas práticas que o governo vem tomando com relação ao investimento do dinheiro público.

Tenho certeza que esses eventos espotivos tratam algum benefício para o país: turistas, novas obras, reformas etc., mas tem que ver, assim como vcs propõem, se os benefícios serão maiores que os gastos.

Temos que ter cuidado para não cair no discurso que só vê um lado da situação, temos que analisar os prós e contras para nos posicionarmos, e o texto de vocês (como tem que focar em um aspecto) nos traz uma boa visão dos contras.

Parabéns!

Anônimo disse...

(: