27 de mar. de 2013

Webcelebridades

Webcelebridades são as celebridades de internet. Existem vários tipos de webcelebridades, mas as mais comuns são aquelas pessoas que ganharam fama instantânea, porque foram flagradas em uma situação rídicula ou engraçada. Infelizmente para essas pessoas, na maioria das vezes elas são esquecidas com a mesma velocidade que ganharam fama. Mesmo esquecidos, aposto que quase todos lembram dessas figuras aí:

Algumas celebridades da web também podem se tornar famosas por causa de músicas que viraram hits e ficaram tocando por meses, até causar a loucura de algumas pessoas que não aguentavam mais ouvi-las. Nesses casos, geralmente a fama dura mais e o protagonista do vídeo pode até deslanchar na carreira de cantor, para a alegria de uns e tristeza de outros

Falando em hits, não podemos esquecer do que está bombando no momento: o Harlem Shake, que ficou conhecido graças a publicação de um vlogger americano chamado Filthy Frank. Ele gravou um vídeo ao som da música intitulada "Harlem Shake" do DJ Baauer, em que aparece de rosa com mais três pessoas executando uma dança sem o menor nexo, mas que caiu no gosto popular e foi repetida em todo mundo em inúmeras versões, chegando até a virar flashmob.
Vale lembrar também algumas pessoas que se tornaram famosas graças à internet, como os vloggers FelipeNeto e PCSiqueira e a fotologger Marimoon. Essas pessoas se tornaram tão populares e influentes, que ganharam convites para trabalhar em outros meios de comunicação. Outros exemplos desse tipo de webcelebridade são os gamers-youtubers. Esses caras gravam vídeos falando e dando dicas sobre o mundo dos games. Esses são mais famosos entre a galera que curte esse tipo de entretenimento, como exemplo serve o VenomExtreme.
Não dá pra falar de todos, mas dentro desse cenário vem surgindo o tempo todo novas webcelebridades, como a Kéfera, DenisLee e o humorista MarcosCastro. Assista um de seus vídeos:

A pergunta é: Qual o segredo para se tornar tão famoso em tão pouco tempo?
Infelizmente (ou felizmente), essa é uma pergunta sem resposta. Você pode até tentar fazer alguma coisa idiota, ou se matar tentando, mas nada garante que seu vídeo será divulgado. Você pode tentar também gravar vídeos falando de coisas engraçadas ou dando dicas sobre um assunto que gosta, mas duvido muito que consiga fazer algo do tipo sem parecer clichê. E mesmo que consiga alguma fama, nada garante que isso trará algum retorno, será que vale a pena tanta exposição?
A lição que devemos tirar disso tudo é que a internet é um veículo de comunicação poderosíssimo e se alguém deseja construir um legado na web, que seja falando de coisas boas. Temos uma ferramenta em mãos que pode ser usada para difundir causas sociais e ambientais, compartilhar conhecimento, interagir e incluir as pessoas.
Use-a com sabedoria #fikdik

Alice Falqueto e Fernanda Bueno
Turma M3


2 comentários:

Unknown disse...

Acho que já disse que o pece é o meu namoradinho virtual. Não adianta.

Professor Olivaldo disse...

Nos anos 90 a febre era ser modelo. Agora, a moda é ter seus 15 segundos de fama. As internets promoveram isso.

Tem gente que faz de um tudo para ficar famoso e não consegue. Outras pessoas não fazem nada e conseguem ficar zilhonárias por acaso.

É igual aquele livro do Paulo Leminiski "distraídos venceremos".

O texto tá maneiro, mas isso já foi dito.