22 de mar. de 2013

A hora é agora – Já sabe o que vai fazer?



Escolher um curso, entrar em uma faculdade, arrumar um emprego... O futuro esta mais perto do que você imagina.

Todos os dias, você faz escolhas, algumas mais importantes que as outras. Você escolhe o que comer o que vestir qual filme ver no cinema, o que fazer para se divertir, e muitas outras coisas. E se às vezes, escolher uma roupa pode parecer uma decisão difícil, imagine então escolher uma profissão?
Você está chegando cada vez mais perto desse momento de decisão, mas o processo de escolha deve começar já.
Para começar vamos traçar por onde começar. Sério.

Ta tenso, amigo?
Ta tenso, né amigo?

1 - Por onde começar?  Um dos maiores filósofos da humanidade disse: “Conhece-te a ti mesmo”. O primeiro passo para escolher uma profissão é responder algumas perguntas a seu próprio respeito. O que você gosta de fazer? Quais são suas matérias preferidas na escola? Você gosta de desafios ou estabilidade? E a mais importante: O que você quer fazer no mundo?
Seu sonho é descobrir uma cura de uma doença grave? Então, quem sabe, você pode fazer Medicina? Ou ser sociólogo e lutar por uma causa politica? Seja qual for seu sonho, você pode encontrar uma carreira da qual você gosta e que ainda vai ajuda-lo a chegar mais perto de realizar seu sonho.

2 - Pesquisar! Levante as seguintes questões:
·         Quais cursos poderiam leva-lo às carreiras em que você pensou?
·         O que esses cursos abordam?
·         Que outras opções de carreira esses cursos oferecem?
Converse com amigos, pergunte a quem já está na universidade como é o curso que ele faz, a grade curricular, os professores, as matérias. Converse com quem já esta no mercado de trabalho e descubra como é o dia-a-dia desse profissional.

3 - Sonho vs. Realidade! Nesse momento, faça um cruzamento de dados entre o sonho e realidade. Pense no que mais lhe motiva e avalie as opções reais e ideia que mais se aproximam.

4 – Amor, Aptidão ou Dinheiro? Somente o amor não é suficiente. Você tem que ter aptidão também, mas isso você adquire com estudos, treinamento e experiência. Tudo pode ser aprendido, a aptidão natural não é determinante para o sucesso. A dedicação sim. Já escolher uma profissão simplesmente porque é financeiramente atrativa, é quase sempre uma furada: nada garante que daqui a cinco anos ou mais, período que você levará para se formar, esta profissão ainda estará em alta e não tão saturada. O dinheiro é consequência.

“A pessoa tem que ser flexível, se organizar e saber balancear os estudos e as horas de lazer. Mas, não tem uma receita: é uma questão de a pessoa se conhecer, observar o que é bom para ela, em quais momentos ela rende mais”. (Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil)

10 coisas para se levar em conta:

1-      Opinião dos pais e amigos;
2-      Bons salários;
3-      Desempenho escolar. As profissões são mais complexas que as matérias do colégio;
4-      Sempre vale mudar de ideia;
5-      Cursos fáceis de entrar. Não escolha o curso pela facilidade do vestibular;
6-      Profissões da moda;
7-      A vida real. Procure saber tudo sobre a carreira escolhida;
8-      Universidades badaladas. “Quero ir pra Viçosa”;
9-      Qualidade de vida;
10-   Não descarte uma vocação só porque há muitos profissionais na área.

Sempre também aqueles sites legais que rolam na internet que você pode e talvez deva acessar esses sites de testes vocacionais. Pesquisamos um bacana, e basta apenas você clicar AQUI Ó. Ele é bacana porque o teste tem uma proposta de apresentar as áreas que mais se identificam com você, buscando orientar de forma mais direta e conclusiva sobre as áreas e cursos que podem corresponder às suas possíveis expectativas e vocações. Vale lembrar que o teste nem sempre acerta pros mais orelhudos

Para terminar, sempre vale ressaltar o esforço em primeiro lugar, sendo que a mente se organiza diante de objetivos definidos. Isto cria um orgulho interior, proporciona segurança e estabelece paz no espírito.
 E como disse um professor dos cachinhos dourados: "A sorte sempre acompanha os espíritos bem preparados." rs

Caio Vargas Comarella e Eduardo Prado de Lima
Turma V3
22/03/2013






5 comentários:

Professor Olivaldo disse...

Mesmo tema, mas com textos com estilos bem diferentes. Ambos muito bons, cada um na sua especificidade.

Unknown disse...

Ahhhhhhhhh só de olhar tudo isso eu me sinto tão pressionada!

Anônimo disse...

Todos se sentem pressionados eu acho! Só que não tem jeito, uma vida sem busca não tem graça

Unknown disse...

O pior é se sentir pressionada e nao saber se é o que voce realmente quer fazer

Lara Seivel, v3 disse...

Nossa, muito bom o tema que vocês escolheram para a postagem. Essa sem dúvida é uma das mais importantes decisões que nós jovens, tão jovens precisamos tomar. E na maioria das vezes não estamos preparados. Certamente esse post vai ajudar muitos interessados.