25 de mar. de 2013

Música Argumentativa


Já parou pra pensar quantas músicas escutou hoje?

No despertador, no caminho até a escola, ouvindo seu colega que acha que a sala de aula é um palco, no rádio, na internet, na academia, seja onde for entramos em contato com algum gênero musical. É praticamente impossível contar quantas canções ouvimos ao longo da nossa vida.
A música está em todos os lados!

É por conta disso que a música acaba, direta ou indiretamente, nos influenciando. Afinal existem músicas pra tudo, para namorar, trabalhar, realizar exercícios, brincar, rezar, lembrar, é ela que tem o papel de transmitir emoções e ideias, papel esse que algumas vezes a fala sozinha não consegue assumir. 

De modo simples podemos dizer que a melodia é responsável por traduzir sentimentos, e a letra de transmitir uma ideia, e juntos (melodia + letra) formam a música, esta por sua vez é um discurso portador de uma mensagem.

Pessoal revolts.
Utilizando argumentos válidos essa mensagem pode influenciar e entusiasmar milhões de pessoas. Quer um exemplo?

No período da ditadura militar, cantores utilizavam esse recurso artístico e cultural para instigar os jovens contra a repressão. Músicas como “Pra não dizer que não falei das flores” (Você pode ouvir clicando aquide Geraldo Vandré foram censuradas por carregar em suas entrelinhas ideias contra a ditadura imposta pelo governo.





Hoje em dia não é diferente, algumas músicas cativam as pessoas pela mensagem forte contida nelas. Canções que vão contra a mídia e alguns preceitos fazem sucesso, principalmente entre os jovens. Abaixo temos dois vídeos da banda Charlie Brown Jr que demonstram bem isso: 

#vaicomDeusChorão

Vale lembrar que todo estilo musical é admirável, o preconceito está na cabeça das pessoas desinformadas. O importante é absorver o que a mensagem da música trás de positivo, e escolher o ritmo que mais te agrada no momento. A música não é só alegria, tristeza, saudade e lembrança, a música também é história e influência.

“Argumentar é a arte de convencer e persuadir”

José Egidio e Welerson. Turma M3
Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante
25 de março de 2013



  

5 comentários:

Unknown disse...

Quase tive um enfarto ao ler o título do post (achei que seria o mesmo tema que o meu)
Masssss grazadeuso

Unknown disse...

...nao era!! Mas ficou bem legal! Tem muita musica da época da ditadura que:::: nuuuuh mt boas!!! Nada melhor que mensagens entrelinhas...

Anônimo disse...

muuuuuuuito legal :)
Andressa M3

Professor Olivaldo disse...

Ótimo texto, meninos, pela música fala-se e entende-se muito sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Anônimo disse...

Ravena, M3.
Muito legal meninos! adorei as frases finais ! e o texto fala sobre um assunto muito interessante. ;D #amei