20 de mar. de 2013

A importância da Leitura para a formação da cidadania


O ato de ler em nossa sociedade tem uma função primordial de despertar e proporcionar conhecimentos básicos que venha a contribuir para construção da vida do ser em sociedade e para o exercício da cidadania.
A criança, antes mesmo de conhecer palavras, frases e expressões, faz a leitura do mundo. O ser humano, sem que perceba, está rodeado pelo mundo da leitura.
É na infância que a criança aprende a fazer suas escolhas, e uma boa literatura vai lhe dar sustentabilidade, tornando a criança em um adulto capaz de enfrentar a vida. Através da leitura, moldaremos e formaremos cidadãos críticos, capazes de reconhecer e lutar por seus direitos.


Desse modo, a leitura é uma experiência que adquirimos no decorrer de nossa vida, e cabe a escola dar sustentação para esse desenvolvimento, contribuindo para a formação de um homem critico, capaz de compreender as características sociais e culturais do meio no qual está inserido.
A leitura nos fornece um mundo de saber. É preciso que a vejamos como algo prazeroso, e não como uma obrigação imposta. Assim o ato de ler transforma-se num ato de questionamento.
Apesar de sabermos a tamanha importância da leitura nos dias de hoje, o Brasil ainda é um dos países que menos produz leitores, e o problema não é o valor do livro, e sim, o não costume que temos de exercitar este hábito. Veja mais!


O ato de ler impulsiona o homem a evoluir, a crescer, tornando-o cada dia mais apto a estar no mundo, e sendo capaz de compreender o mundo que está a sua volta. É essa sensibilidade que falta a todos que não utilizam a leitura.
Desse modo, a leitura se torna um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do ser humano.


Lara Seibel e Jheniffer Guarnier, v3

2 comentários:

Professor Olivaldo disse...

"Um país se faz com homens e livros" Monteiro Lobato.

E o que sou hoje, só sou porque li e leio. A leitura forma, informa e ajuda em todos os aspectos.

Parabéns, meninas!

Unknown disse...

Não preciso dizer mais nada, Marina já fez questão de falar tudinho, cabo a rabo o que penso.

E eu sei que essa frase já é clichê, PORÉM gosto pra caramba e tem tudo a ver com o tema e tal:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5M505x5BgfIffeRKiGVZwzB9dLdt76C9VcxRivkbH9bfNRqUEcw