28 de mar. de 2013

Dependência da internet e suas consequências

A Internet é um aglomerado de redes de comunicações em escala mundial, e permite o acesso a informações e todo tipo de transferência, esse meio de comunicação que é usado para atividades múltiplas, nem sempre é utilizado para agregar conhecimentos.


A Internet pode causar dependência por oferecer uma diversidade muito grande de entretenimentos, e a cada dia cresce o número de dependentes porque muitas vezes é utilizada como meio para suprir carências da vida real. Um levantamento realizado pela Universidade La Salle, nos Estados Unidos, estimou em 50 milhões o número de viciados em Internet. De acordo com a Internet World Stats, 1,3 bilhões de pessoas usam Internet no mundo todo.

Os dependentes da Internet têm sua vida afetada, se tornam pessoas agressivas, sedentárias, tem seu desempenho acadêmico afetado, e se sentem atormentados quando estão longe da mesma.

Na opinião da Médica Sylvia, as mesmas motivações que levam alguém a se drogar podem levá-lo ao vício no ciberespaço. "A maioria é formada por pessoas sem perspectiva de futuro que acabaram por se envolver com isso", diz ela.

Como identificar?



Uma pessoa é considerada dependente da Internet quando abre mão de muitas outras atividades do seu meio social e muitas vezes deixa suas atividades fundamentais do dia a dia para alimentar seu vício.

Veja abaixo quais são os critérios utilizados pelo Instituto de Psiquiatria do HC para diagnosticar a dependência de internet.
  1. Preocupação excessiva com internet
  2. Necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação
  3. Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet
  4. Apresentar irritabilidade e/ou depressão e buscar conforto navegando na internet
  5. Quando o uso da internet é restringido, apresenta instabilidade emocional
  6. Permanece mais tempo conectado do que o programado
  7. Trabalho e relações sociais (amigos e família) em risco por conta do uso excessivo
  8. Mentir para os outros a respeito da quantidade de horas que fica conectado
O NPPI (Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática) tem um sistema on-line de atendimento para viciados em Internet. Quem tiver interesse em buscar a orientação dada pelo núcleo pode entrar em contato pelo endereço eletrônico nppi@pucsp.br



Ramon e Renan. Turma M3
Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante
28 de março de 2013







Um comentário:

Professor Olivaldo disse...

Parabéns pela escolha do tema. Bastante importante debatê-lo.

Para mim, nada que escraviza pode ser bom, mesmo que pareça inofensivo. Achamos às vezes que só droga ilegal vicia, mas aí vêm vocês e VRÁAAA na nossa cara!

Só atenção para o uso de informações específicas de pesquisas e entrevistas e tals. Senti falta da fonte de onde vieram as informações. Kd fonte/link?

Parabéns aos dois!