12 de mar. de 2013

LIBRAS, uma nova realidade


 "Um órgão a mais ou a menos em nossa máquina, teria feito de nós outra inteligência"


Olá futuro do meu Brasil ,eu estava no Facebook pensando no dia e tals ai lembrei do trabalho de português, lembrei que tinha só 4 dias para fazê-lo e então comecei a pensar sobre qual seria o tema do nosso post. Pensei em uma coisa nova para todos os leitores desse blog e também que mudasse de certa forma alguma coisa em nossa vida .Neste momento  lembrei-me que esse ano o Campus Venda Nova Do Imigrante esta recebendo alunos muito especiais, e por isso necessitam de uma atenção especial também. E será que o Campus esta pronto para receber esses alunos? Será que NÓS estamos prontos para acolher, e se comunicar com eles da melhor maneira possível? Vamos tentar conhecer essa realidade que até então era distante de nós.
Sabendo que esses alunos precisam de uma atenção especial e que grande parte dos discentes e docentes não sabem como lidar com essa realidade , resolvemos falar sobre uma nova forma de se comunicar com eles, as LIBRAS!
Mas que raios são isso? Libras (Língua Brasileira de Sinaisé a língua de sinais e como o próprio nome disse e a língua de sinais brasileira , mas que  possui semelhanças com outras línguas de sinais no mundo . As libras é uma língua aparte, e possui características comuns com as outras línguas existentes:  fonologia, semântica, sintaxe e  morfologia . Então se as libras também é uma língua  e ainda possui semelhanças com outras línguas é importante conhecer sua gramática  para poder fazer um bom uso dela .Como todas as línguas ela também possui variedades  linguísticas  ( regionais ) não sabe o que  é isso joga no Google ou assista uma aula de português no primeiro ano :Do
O uso das libras vai muito além do que só se comunicar com o outro quem tem déficit auditivo,ela também garante a identidade desse grupo social , grupo esse que já sofreu muito com a falta de reconhecimento das suas necessidades e que cada vez mais, estão vendo seus direito garantidos. O uso das libras torna  mais fácil a relação de surdo e ouvinte  proporcionando a inclusão e  o respeito pelo surdo .
Que tal colocarmos as libras no nosso dia a dia  ??Como?A ideia no principio  é colocar uma folha com os sinais das libras em cada sala , e também nos corredores para que  possamos nos familiarizar a essa nova língua  e quem sabe, no futuro poderemos ser poliglotas, mas principalmente que possamos perceber que sem saber  libras os deficientes somos nós.

Quer saber mais? Vale muito a pena
Gabriel Pinto, Ludmilla Feriane. Turma V3.
IFES – Campus Venda Nova do Imigrante.
11 de março de 2013.

4 comentários:

Professor Olivaldo disse...

Ok, post avaliado.

Parabéns pelo texto!

Professor Olivaldo disse...

Texto muito bem redigido e bastante informativo. O que eu mais gostei foi perceber que vocês, mesmo no 3º ano, estão sensíveis ao que acontece no campus de vocês.

Só um pouco mais de antenção na formatação do texto e na ortografia de algumas palavras.

A chegada dos alunos com necessidades educacionais especiais abre um novo caminho de necessidades para nós servidores e de possibilidades para vocês.

Quanto mais diverso o meio no qual estamos, mais interessantes são as experiências! E isso sim é legal.

paloma disse...

Legal! Eu até me animei em aprender algumas palavras, não só o alfabeto, e encontrei esse site que explica bem direitinho:

http://pessoas.hsw.uol.com.br/linguagem-dos-sinais.htm

Eeeee: puxa! É muito complicado.

Também nesses dias vi no Globo Universidade (sim, eu não durmo)uma matéria sobre o curso "Educação Especial" que é um curso que foca a profissionalização de professores para educar pessoas com qualquer tipo de deficiência. É muito interessante, se quiserem ver a reportagem:

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-universidade/v/educacao-especial-integra/2406665/

Até mais!

Unknown disse...

Recordar é viver shaudhau. Oi Olivaldo. ( Gabriel Pinto)