21 de mar. de 2013

Estou terminando o Ensino Médio, e agora?

Você acha que já está na hora de se preparar para o Vestibular, mas não sabe por onde começar? A gente dá dicas e muito mais.


Como é bom ser criança e não ter que nos preocupar com o Vestibular e o Enem. E quem diria que a hora em que teríamos que nos preocupar fosse chegar tão rápido... Pois é galera! Chegou. E agora estamos em uma fase de muitas escolhas e apesar desse ser um momento destinado aos erros precisamos levá-lo a sério.

Se você quer ingressar na universidade dos seus sonhos e já está decidido do que quer, está na hora de estudar mais porque, felizmente, o mercado de trabalho vem exigindo muito de seus profissionais. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para você parar de enrolar e dar início aos estudos:

1. Saiba o que quer
Esteja certo do que quer fazer, isso motivará você a lutar pelos seus objetivos.

2. Organize-se, mas respeite o seu tempo para diversão também
Não precisa deixar de fazer nada, tudo tem seu tempo, por isso, monte um cronograma com o que precisa ser feito. O que não pode é você destinar mais tempo para o lazer do que para os estudos.

3. Seja realista com o tempo que você levará com cada tarefa
Antes de fazer seu planejamento, saiba do tempo que você precisa para completar cada tarefa e leve em consideração os imprevistos. Seja sempre realista, se acha que é capaz de resolver exercícios gramaticais em uma hora, ótimo, se acha que não, destine mais tempo a isso.

4. Comece!
Deixar tudo para depois pode virar mania e para vencê-la é necessário estabelecer um novo hábito: começar já! Quanto mais você enrola mais complicada as tarefas parecem ser.

5. Livre-se das distrações
O importante é saber o que atrapalha você nos estudos e se livrar disso. Quando for estudar, desligue o celular e a TV e esqueça as redes sociais durante esse tempo.

6. Encare seus estudos como uma profissão
Você está se preparando para uma universidade com o objetivo de se tornar um bom profissional, certo? Isso quer dizer que quando chegar ao emprego dos seus sonhos você se dedicará ao máximo e será responsável. Por isso, adquira agora mesmo essa responsabilidade para você.

7. Aprenda a gostar de estudar
Às vezes, precisamos nos acostumar a comer legumes e vegetais que não gostamos, mas que sabemos que fazem bem. O mesmo pode acontecer com os estudos. Esforce-se para gostar de estudar e comece com pensamentos positivos.

IMPORTANTE: Antes de escolher o curso que você realmente deseja fazer, analise o esquema a baixo e escolha algo que você goste, que tenha remuneração bacana e que o mercado de trabalho esteja legal. Una o útil ao agradável.



Mas espera aí! Bateu aquela dúvida sobre o futuro? Fica tranquilo porque o Guia do Estudante ajuda você. A página oferece dicas de especialistas, simulados, orientações profissionais e muitas novidades sobre Vestibulares e Enem, vale a pena conferir! O Guia do Estudante conta, também, com uma página do Facebook atualizada diariamente que contém cerca de 710.000 mil estudantes. 


Outro recurso que pode te ajudar nos estudos é o Descomplica, um canal de vídeos bem legal  que conta com vídeo aulas, áudios, testes e tudo mais que você precisa para mandar bem no Enem, no Vestibular e até mesmo na Escola.

Para você que não tem pressa em entrar em uma universidade e acha que não deveria haver pressão social para passar no vestibular aos 17 anos, nós também damos dicas.


A universidade não deveria ser encarada como uma extensão da escola, mas é. Esse ambiente deveria ser aquele em que se estuda por prazer e não por passar de ano. Fato que sempre acaba acontecendo com um estudante que depois de onze anos se sentindo "obrigado" a estudar vai para a universidade. Justamente por isso, você não tem que se sentir obrigado a passar no Vestibular. Que tal tirar um tempo para viajar, trabalhar e estudar outras coisas para amadurecer as ideias? A experiência pode não cair no vestibular, mas pode te ajudar a encará-lo com menos peso nas costas e aproveitar tudo quando for a hora certa.


Ignorem o fato de ser Eclipse, a intenção
é a mensagem.

E você? O que acha sobre tudo isso? Deixe a sua opinião nos comentários.

Monique Ahnert e Vinícius Saiter
Turma V3


4 comentários:

Cérebro Elétrico disse...

Céus!

Então o nome disso que eu sinto quando penso no meu trabalho é êxtase!

Obrigado por me fazerem entender essa questão. u.u

Unknown disse...

M.E.D.O dos testes do Guia do Estudante.

Unknown disse...

Eu também fiz teste vocacional. O meu sempre da jornalista.

Eduardo Prado de Lima disse...

Bacana. Eu acho que tudo da certo pra quem está preparado.