1 de mai. de 2013


Protagonistas da vida real

Olá, noveleiros de plantão!

   Como estamos acostumados a ouvir por aí, o Brasil é o país das teledramaturgias. Para aqueles que não conhecem o sentido real do que seria a famosa novela, presente no cotidiano da maioria dos brasileiros, nós desenvolvemos esse post com a finalidade de não sermos apenas mais uma dupla a expor um determinado ponto de vista e críticas, mas sim abordar os diferentes sentidos que podem haver por de trás de uma novela.

  •   Mas, o que seria a novela?
   O conceito de novela deriva do italiano novella, que significa “notícia” ou “relato novelesco”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa , trata-se de uma composição literária do gênero do romance, embora mais curta, em que é narrada uma ação na sua totalidade ou parcialmente, cujo objetivo consiste em proporcionar prazer estético aos leitores com a descrição de sucedimentos, de caracteres, de paixões e de costumes.
   A novela é usada para expressar fatos polêmicos da atualidade, ou não, como veículo de informação estética, abordando fatos de maior relevo da vida real que muitas vezes parecem mais com fatos fictícios aos olhos da sociedade, abrindo um espaço maior para discussões em torno de uma determinada ação e muitas vezes amenizando o tabu que gira entorno da mesma.

  •   Novela X  literatura
   A literatura pode estar inserida na novela compondo uma novela literária, cuja principal característica é a extensão. De uma forma geral, as novelas têm entre 20.000 e 40.000 palavras.  Ao contrário do conto, que é baseado em narrativas curtas, a novela evita longas descrições e dá prioridade à narração, ao diálogo (as falas dos personagens) e ao resumo.
   Outra diferença entre a novela e o conto é que o relato da primeira apresenta uma trama mais complicada, com um maior número de personagens. As novelas utilizam muitas vezes de ações cotidianas e trabalham com as mesmas para desencadear o desfecho da trama.
   Existem distintos critérios para classificar as novelas em diversos grupos. Por exemplo, considerando o tema da obra, a novela pode ser satírica, humorística, didática, entre outros.




  •  Você sabia que quase metade do dinheiro que se ganha na televisão no Brasil vem das novelas?
    O dinheiro das emissoras de televisão vêm das propagandas e anúncios publicitários que são transmitidos durante os comerciais, porém quase a metade do lucro provem das novelas transmitidas. Seja novelas, filmes, séries ou anúncios, a emissora de televisão obtém seus lucros através da audiência e dos patrocinadores dos seus programas.
   Ao contrário do que muitos pensam, a audiência é medida de uma forma bem limitada: em todo o Brasil, 6 mil televisões são monitoradas nas principais cidades, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

   Quem mede a audiência é o IBOPE: Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (você deve ter ouvido tanto essa sigla sem nunca saber seu significado). O IBOPE sorteia aleatoriamente alguns domicílios e instala  um aparelho chamado de peoplemeter nos televisores. Esse aparelho registra tudo: o horário em que a TV é ligada ou desligada, a troca de canais e o tempo em cada emissora. Com base nesses dados, pode ser calculado a audiência em pontos.
   Se você não tem o aparelho do IBOPE, então você não estará envolvido no cálculo da audiência. Quem nunca imaginou o IBOPE que fornece a uma emissora? Sqn.

Além disso, a TV pode vender horários para outras programações. Quando isso acontece, eles avisam que "a atração a seguir é de responsabilidade de seus idealizadores" polishop. EU não ACREDITO QUE VOCÊ AINDA NÃO TEM A NOVA TEKPIX, ELA É CAMERA, MÁQUINA DIGITAL, MP3, MP4, MP5, MP9823785923485, BATEDEIRA, GELADEIRA, FOGÃO...

  • Novela e a cultura brasileira
   A cultura brasileira tem como influência as novelas, desde o tempo dos folhetins – histórias em capítulos publicados nos rodapés de jornais até meados do século XX. Entre seus autores figuraram nada menos do que Vitor Hugo, José de Alencar, Eça de Queiróz e Nelson Rodrigues.

   Cada vez mais, as pessoas tem reservado um tempo de seu dia para apreciar às novelas da televisão, mesmo que sua rotina seja muito corrida. Este costume se estabeleceu a partir do momento em que o público foi se identificando com os personagens presentes na trama e principalmente o interesse pela abordagem de temas mais polêmicos, tendo mais liberdade de criticar e expor suas opiniões a respeito de determinados assuntos.

   As novelas podem exercer influência para os telespectadores, sendo elas positivas como a superação na quebra de preconceitos, apresentação de hábitos saudáveis e expõe, às vezes, o comportamento de culturas diferentes à nossa como a abordada atualmente Istambul na novela “Salve Jorge”, na rede Globo, por exemplo. Contudo, podem-se influenciar negativamente no comportamento das pessoas, abordando de forma inadequada temas como a violência, por exemplo. Como os pais não conseguem mais controlar a demanda de informações que chegam até seus filhos, proibir a novela seria um ato insuficiente, considerando que as mensagens chegariam por outros meios. O desafio é saber filtrar os pontos positivos e negativos das novelas!

   Exemplos da influência transmitida das novelas para o público, são a aceitação do mesmo quanto as roupas, acessórios e tipos de cabelos usados pelas personagens que fazem bastante sucesso.

    É comum a utilização de bordões nas novelas e alguns programas de televisão e estes passam a fazer parte da vida do telespectador e no seu modo de agir. Tal ato, pode desencadear o prazer específico de usar um bordão do momento, familiarizando o telespectador com o personagem que o popularizou.




   Mesmo a novela  sendo um assunto simples do cotidiano que se discute em ônibus, nos corredores das escolas, nas redes sociais, a mesma apresenta um formato que aos olhos de alguns membros da sociedade se passam como uma fonte de informação estética com forte deficiência cultural.

   Há pessoas que apontam o noveleiro, como sendo um brasileiro que não lê livros, não apresentando uma base cultural fortificada, entretanto, as novelas podem transmitir, mesmo que de forma “filtrada” informações culturais de povos diferentes que em determinado momento da trama se relacionam entre si apesar das diferenças, além das lições de vida transmitidas utilizando recursos que visam sensibilizar o telespectador para acrescentar, mesmo que minimamente, algo a sua vida. Pode parecer mínimo, mas nos dias de hoje, qualquer senso de humanidade já faz grande diferença.

   Na novela, o espectador sabe que em algum momento o pobre e desacreditado vai conseguir virar o jogo e se dar bem, que o amor impossível vai, de alguma forma, virar possível e se realizar. A novela se sustenta, com a esperança por parte do público de que no final da trama as coisas vão se arranjar da melhor forma possível, satisfazendo os mesmos que querem ser consolados nas suas frustrações. Como dizia Romain Gary “a novela é a fraternidade: um se mete na pele do outro”.

  As pessoas, às vezes tem a necessidade de comparar sua vida com as cenas de uma novela, pois precisam acreditar que o que parecia impossível pode se tornar realidade em algum momento por mais difícil que seja. Tudo se resume em acreditar.

Vocês podem ler uma entrevista superlegal com um escritor de novelas aqui!!!

   "A novela leva a milhões de pessoas a imagem de personagens de romance, que ficariam restritas a públicos bem menores".

Jorge Amado




Aline Peisino e Mariana Fiorin
Turma: M4.







 

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns meninas ficou ótimo :)
Dani,M4.

Anônimo disse...

Ahh quem dera se a gente tivesse tempo pra assistir a todas elas ><' adooro novela! Parabéns meninas.


Isabella Azeredo M4

Anônimo disse...

Aline e Mari, eu adorei o post de vocês, ficou excelente. E quanto às novelas, eu gosto de assisti-las porém nunca dá tempo de acompanhar mais nada por causa das poucas coisas de escola que temos pra fazer todos os dias -.- Mas cara, essa Carminha em Avenida Brasil ficou pra história mesmo heim KKKKKKKKKK

José Helber, M4.

Anônimo disse...

Obrigada gente...
É também gosto muito de novela, porém não tenho tempo mais para assistir.
Concordo com você José tem muitas coisas de escola pra fazer todos os dias e por isso, não dá tempo.

Mariana Fiorin, M4.

Anônimo disse...

Parabéns, meninas! O post ficou ótimo!

Eu nem sei a quanto tempo não assisto novelas, devido às coisas da escola e a correria da nossa rotina! :/

Letícia Moreira; M4.

Anônimo disse...

só tive tempo de comentar hoje, masok

Ficou muito bom também, meninas :D

Créditos da piadinha da tekpix: oi


Walter Stange, M4

Anônimo disse...

Muito bom o post, e galera é so se organizar mais que da pra ver um pedacinho que seja da novela...


Diego Possebão M4