6 de mai. de 2013

Mais vale um pássaro voando do que dois na mão!


Não, querido leitor, você não leu o título errado. Estamos aqui para falar sobre um dos maiores problemas da atualidade, e o que podemos fazer para revertê-lo. Sim, iremos falar sobre o meio ambiente. E aí você se pergunta: com qual objetivo? Nosso objetivo principal foi te conscientizar que você é a mudança necessária, que você pode e deve fazer a diferença! Você é a solução para um mundo melhor! filosofia mode off



Tem como não querer salvar um bicho desses? OMFG *O*


Entããããããããããão, vamos ao que interessa:


Você sabia que...


... 8.600 áreas do tamanho do estádio do Maracanã são desmatadas na floresta amazônica a cada dia? Isso equivale a 43 árvores por segundo, 2570 por minuto, 154.220 por hora, 3.700.000 ÁRVORES POR DIA (dados: Greenpeace)! Segundo a editora Abril, até hoje, foram devastadas 745 mil km² de vegetação, área equivalente a de 490 cidades do tamanho de São Paulo!

... a quantidade média de lixo produzida em nossas vidas, segundo o site dosomething.pt, corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta? Em um ano, o lixo produzido, se encaixotado, é suficiente para fazer uma fila que liga a Terra à lua (pequena informação: a distância da Terra à lua é de 384.405 km)!

... a poluição mata mais de 6 milhões de pessoas por ano em todo o mundo? Segundo Maria Neira, diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimativas mostram que ocorrem cerca de 3,5 milhões de mortes prematuras por causa da poluição dentro das casas e outras 3,3 milhões pela poluição do ar nas ruas!

... cientistas identificaram cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas em processo de extinção até o final de 2008? Desconfia-se que exista mais de 30 milhões ainda por identificar, a maior parte delas em regiões de florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia. Essa realidade não é diferente nas plantas: segundo o Jardim Botânico do Reino Unido, das 7 mil espécies de plantas avaliadas, quase 22% foram classificadas como ameaçadas, o que faz das plantas mais ameaçadas que as aves, igualmente ameaçadas aos mamíferos e menos ameaçadas que anfíbios e corais!

O problema é tão evidente que até o rei do pop, Michael Jackson, fez uma música para tentar conscientizar seus fãs. E olha que legal –sqn, parte do clipe, a parte “mais verde”, foi gravada no Brasil, mais especificamente, na floresta Amazônica. Só que quando tentemos 'uploadar' o vídeo pro youtube, aparece que este "pode ter conteúdo que é de propriedade ou licenciado por SME", e que ele "foi bloqueado no Youtube". Sendo assim, vocês podem ver a tradução aqui, e no mesmo site o clipe da música.

CAUSE THIS IS THRILLEEER naum pera

E aí você se pergunta: O que eu, como IFSofredor, posso fazer para mudar essa realidade? Como falamos no começo do post, são pequenas atitudes que podem mudar o mundo.

Uma dessas atitudes aconteceu recentemente, reunindo pessoas de todo o globo terrestre. A Earth Hour, Hora do Planeta para os mais íntimos, aconteceu no dia 23 de março. Tal iniciativa incentivava as pessoas a desligar suas luzes por uma hora, de 20h30min até 21h30min, num ato simbólico contra o gasto excessivo de energia. Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante o evento. Em 2013, 113 cidades o apoiaram oficialmente a campanha. Não participou? Queria participar? Não chore, ano que vem tem mais! Ainda está chateado por que não participou? Por que não faz uma hora do planeta #alémdahora? Levante seu traseiro daí e vá desligar a luz do seu quarto, a televisão da sala, o micro-ondas da cozinha, o disjuntor da vizinha, TUDO o que puder desligar! Pronto? Agora você começou a fazer sua parte para um mundo melhor. Confira o vídeo de divulgação de 2011 e algumas fotos do evento em diferentes cidades abaixo :D
                                      



Hong Kong
Oslo
Gizé
Londres
Lima
Nova York
Vancouver
Atenas
Gotemburgo
Almaty
Manila
Beijing
Beijing²
Las Vegas
Rio de Janeiro



Outras iniciativas impulsionadas pela internet estão relacionadas à abaixo-assinados. Dentre eles, podemos destacar o Movimento Gota D'Água, criado por uma série de artistas de repercussão nacional. Tal projeto tem como objetivo inicial impedir a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu.


O movimento usa como princípio base o fato de que a usina só produzirá 1/3 de sua capacidade total, sabendo que durante 8 meses do ano a região fica com um nível de água inferior ao necessário para produção de energia. Além disso, o custo elevado da usina poderá ser usado na construção de meios diferentes para obtenção de energia, como a energia eólica ou solar. Visando o fator ambiental, tal construção alagará 640km² de floresta Amazônica, incluindo sua fauna e flora nativa. Por fim, mas não menos importante, o lado social também será atingido, sabendo que nessa área está o Parque Nacional do Xingu, que abriga ribeirinhos, cujo único meio de sustento provém da pesca.

Nos vídeos abaixo, você poderá conferir a opinião dos artistas relacionados ao projeto e a opinião dos moradores da região. Daí, poderá tirar suas próprias conclusões.






Caso queira assinar a petição, poderá fazê-lo aqui.

Em uma busca maior pela internet, encontramos que o Greenpeace também realizou atos contra a construção da usina. Abaixo foi transcrito um trecho encontrado na página do Greenpeace no Facebook:
“ [...] ativistas do Greenpeace despejaram três toneladas de esterco na frente da entrada principal do prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde o governo organizou leilão para a concessão para construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Sobre o morro formado de estrume, os ativistas colocaram duas placas, com as mensagens: “Belo Monte de... problemas” e outra, mais explícita: “Belo Monte de merda”.”

Segundo o dicionário Aurélio, merda significa materiais fecais, então pode.

Outro abaixo-assinado, chamado de "Salve o Ártico" e promovido pelo Greenpeace, vai contra a exploração do petróleo e a pesca predatória na região do Ártico, além de possíveis guerras (segundo o site Wikileaks, que contém documentos secretos de diversos países, os EUA já mencionaram “o aumento das ameaças militares no Ártico” e a Rússia prevê “uma intervenção armada” no futuro). O objetivo da petição é a construção de um santuário mundial na região. A petição encontra-se aqui, e não custa nada assiná-la.
 

Ainda no campo de abaixo-assinados, temos como exemplo a petição pelo Desmatamento Zero, criada pelo Greenpeace Brasil, com o intuito de levar uma lei para o congresso visando o fim do desmatamento avá. Quer saber mais? Clique aqui e assine!

Se você não acredita que sua assinatura pode fazer diferença, pode tomar outras atitudes. Por que não faz um grupo de conscientização em sua cidade? Por que não compartilha alguma imagem relacionada no facebook? Por que não apresenta algum projeto para sua comunidade? ­­Você pode separar o seu lixo para reciclagem, levar sua própria sacola de pano para o supermercado, trocar copos plásticos por canecas, dar preferência a embalagens retornáveis, enfim, uma infinidade de coisas simples cujo resultado é imensurável. Algumas atitudes parecem mínimas, mas se todo mundo fizer a sua parte, imagine o que, juntos, podemos fazer? O mundo agradece!





E aí, pedimos o Olivaldo uma foto com essa camisa do REuse, REduza e REcicle (só que em inglês). Apesar de que ele falou que ia mandar uma com a mãe dele, recebemos essa com um objeto não identificado na mão. De qualquer modo, tá valendo. Olivaldo apoia a campanha para um mundo melhor! 






Quase no final do post, deixamos pra vocês uma música clássica do Guilherme Arantes, aqui cantada pela melhor banda do Brasil s2 pela banda “Engenheiros do Hawaii”, que todo mundo já conhece, mas que vale a pena ouvir de novo e de novo – Planeta Água (o vídeo não é importante, o que vale é a letra).



... E, por fim, aderindo a campanha da Lêlinda e da Andréia (não sabe que campanha? Clique aqui, seu desatualizado), free polar bear hugs 4 everyone s2



“You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one. I hope someday you'll join us and the world will live as one.”
Imagine – John Lennon

Walter Stange e Bianca Thiengo, M4

8 comentários:

Anônimo disse...

✖ kkkkkkkkkkkkkk eu li o titulo 3 vezes achando que eu tinha errado... Muito bom o post walter e bibi e cara é muito engraçado a mãe do panda. Curti :D

☞ Diego Possebão M4

Professor Olivaldo disse...

É uma CORUJA!

"u.u"

Anônimo disse...

Nossa, Olivaldo, nada a ver com uma coruja KKKKKKK



E obrigado, Branco :D

Walter, M4

Anônimo disse...

Então, até pensamos em colocar vídeos dos dois lados, mas admitindo que a visão central do post era defender o meio ambiente e tal, não achamos válido o uso de vídeos no ponto de vista contrário. Também acho no mínimo estranho tais artistas só aparecerem para divulgar, mas é um vídeo promocional da campanha. Portanto, era necessário o seu uso caso quiséssemos falar sobre o movimento, que é possui um objetivo aceitável.

Quanto a frase, nosso objetivo era dizer que, a partir do vídeo, vocês poderiam decidir em assinar ou não a petição, e não em considerar a construção uma obra certa ou errada de se fazer. Realmente, foi uma frase infeliz.

Anyway, obrigado :D


Walter Stange, M4

Bruna Calassara disse...

ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei, a campanha é essencial, dou maior apoio, fora parte que amo animais, e o meio ambiente, e tudo que temos e somos devemos tão somente a ele, então, a preservação tem que ser imediata, agora a parte mais gostosa, os meus ursinhos que o Walter e a Bibi roubaram de mim, e ao Olivaldo, deixa, eu também tenho uma coruja. P.S (nãotenhocoruja), Bruna M4

Anônimo disse...

ursos de todo mundo, we

P.S.: coloquei um 'é' a mais na resposta para a Marina, mas dá pra entender.


Walter Stange, M4

Unknown disse...

Adoro assuntos pró meio ambiente! sou sempre a favor da natureza. <3

(não te deixei sozinha aqui, ó pedra)

Anônimo disse...

Walter sempre escrevendo bem ^^ Parabéns Waltinho está muito legal.


Isabella Azeredo M4