13 de mai. de 2013

Prevenção ou Decepção Futura



Olá pessoas felizes, :)


            O amor na M4 está no ar num é verdade?! E pensando nisso nós, Isabella e Diego lindos e loiros raciocinamos, \o/ pois é, raciocinamos, que já que o amor está no ar, e que na adolescência é a fase que nos encontramos atualmente, e é uma etapa na nossa vida dos HORMÔNIOS e do nosso comportamento em relação a infância mudarem, começa a fase da  PUBERDADE (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) e depois disso adolescência e de VÁRIOS DESCOBRIMENTOS...
            Como esses descobrimentos podem mudar nossa vida de forma negativa, vimos que era preciso falar de algo MUUITO importante nessa idade, por que existem muitos adolescentes já com a vida sexual ativa. Então pensando nisso hoje falaremos sobre algumas curiosidades sobre os Métodos Contraceptivos de antigamente e os de hoje em dia...
 Aí vocês perguntam pra gente o que é isso?! O.O
             Pra quem não sabe, métodos contraceptivos são formas para estar evitando gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). (Estou orando por você que não sabe hehehe).

Vale a pena lembrar que SÓ FUNCIONARÁ QUALQUER MÉTODO ESCOLHIDO SE FOR UTILIZADO DE MANEIRA CORRETA!

            Antes da fabricação desses métodos que temos hoje, as pessoas usavam métodos mais primitivos (BEEEEEEM MAIS) para não terem filhos e nem DST’s, porém alguns desses métodos poderiam causar até o óbito. Vejamos alguns deles:




1º. Estrume de crocodilo: Os egípcios criaram uma pasta feita de mel e estrume de crocodilo e depois derretiam e introduziam na vagina.
Bom, isso ajudava sim a evitar a gravidez, por que ocasionava um ambiente alcalino impróprio para a sobrevivência dos espermatozoides.





2º. Agachamento e espirro: Em 1 d.C um médico chamado Sorano Éfiso, recomendou que após o coito interrompido as mulher agachassem e espirrassem para que não haja fecundação.      PAAAAAAARA TUDO! kkkkkkkkk  Isso nunca iria funcionar, o máximo que você teria era uma dor na perna de tanto ficar agachada.






3º. Mercúrio Aquecido: Na China antiga as mulheres foram recomendadas a BEBER mercúrio quente para evitar a gravidez.
            Aí vocês me perguntam, isso funciona? CLAAAARO QUE FUNCIONA!  Quando tiver morta, não tem com que se preocupar com gravidez não. 




4º. Ducha de Coca – Cola
            Dizem por ai que na década de 50, era usada uma ducha de coca – cola na região da vagina para matar espermatozoides. Pois eles acreditavam que a cola os matava.
            Pois é, isso NUNCA que iria acontecer, os espermatozoides são rápidos e fortes para serem parados por uma ducha de coca – cola. E, além disso, ao adicionar tanto açúcar na vagina poderia influenciar na saúde da vagina. 




5º. Preservativos de Couro: Estes preservativos eram usados por japoneses em 1800, para evitar a gravidez. Eles usavam também carapaça de tartaruga e chifres de animais.

            Com certeza qualquer coisa que irá evitar que os espermatozoides fecundem o óvulo, vai funcionar. Dito isto, descobrimos uma boa razão para o látex ainda ser usado até agora.

           




 Bom, hoje em dia os Métodos contraceptivos são BEEEEM melhores e BEEEEM mais eficazes. Estes métodos são classificados em Métodos comportamentais, Contracepção hormonal, Métodos cirúrgicos, Dispositivos ultra-uterinos (DIU) e Métodos de barreiras.

            Os métodos comportamentais baseiam-se nas características do ciclo menstrual, com a abstinência sexual durante alguns períodos. Eles possuem baixa eficácia, pode alterar o comportamento do casal e ainda não evitar as DST’s. São eles: 



Ø  Tabelinha: É muito usada até hoje, porém só poderá usá-la as mulheres que menstrual regularmente no 14º dia.  


   É feita através de um calculo para saber o dia mais provável que a mulher irá ovular. A tabelinha funciona da seguinte maneira:



·         Observe o primeiro dia da sua menstruação durante seis ciclos.

·         Conte o intervalo da sua menstruação do primeiro dia que menstruou até no dia primeiro dia que menstruou no outro mês e faça uma média desse intervalo.
·         Do número que encontrar, subtraia 14. Aí é só calcular o resultado pra ver o seu dia fértil, começando do primeiro dia que menstruou.



Ø  Temperatura basal: Primeiramente as mulheres tem que observar sua temperatura todos os dias, durante um período de alguns meses. Quando elas se encontram no período de ovulação a temperatura normalmente aumenta de 0,3- 0,8ºC por três dias. Isso ajudará para determinar o padrão da elevação de temperatura.


Ø  Muco serviçal/billings: Depois da menstruação existe um período em que a vagina se encontra muito ressecada, assim o muco vai aumentando aos poucos e se tornando mais elástico, sendo assim o período em que esse muco estiver mais elástico é o período de ovulação. Para saber se o muco estiver mais/menos elástico é preciso fazer um “fio” com ele através dos dedos. 


Ø  Ejaculação Extravaginal/Coito Interrompido: Esse método ocorre quando o homem retira seu pênis antes de ejacular. Não é recomendado, por que leva a um ato sexual incompleto e o índice de falha é alto, pois os homens não conseguem dominar e controlar sua ejaculação e acabam ejaculando na vagina.


Os métodos de Barreira são os métodos que impedem que os espermatozoides cheguem ao útero. São eles:


Ø  Camisinha: Existem as camisinhas tanto para os homens quanto para as mulheres. A camisinha masculina é o método mais usado entre os homens, porém sua eficácia depende do seu uso correto. 


 






Ø  Diafragma: É um dispositivo de borracha ou silicone que cobre todo o colo uterino. Para uma melhor eficácia deste método é utilizado junto um espermaticida (método químico que mata espermatozoides). Se usados sozinhos eles não protegem de uma gravidez ou DST’s. O diafragma é colocado pelo menos 15 minutos antes da relação sexual e retirado 6 – 8 horas depois.


O Dispositivo Intra- Uterino (DIU) é colocado dentro do útero, provocando várias reações que levam a óbito os espermatozoides. Existem dois tipos principais de DIU. 
O DIU de cobre é muito usado, pois se encontra nos SUS e o DIU com hormônio, de alta eficácia, pois altera o muco do colo uterino impedindo que os espermatozoides cheguem ao útero. Este dispositivo é colocado de preferência pelo médico durante o período menstrual. O risco de mulheres engravidarem é bem pequeno.

A Contracepção Hormonal é feito através de hormônios sintéticos associados a algum tipo de estrogênio e um tipo de progesterona. Esse método atual no centro regulador do ciclo menstrual levando a mulher a não ovular. É bastante eficaz, porém durante o uso pode ocorrer sangramentos irregulares, aparecimento de manchas no rosto e leve ganho de peso. São eles:

Ø  Contraceptivos Orais: São as famosas pílulas anticoncepcionais. É usada ao ser iniciado sua menstruação desde o primeiro dia até por 21 dias consecutivos, sem falhar. É importante tomar a pílula todos os dias no mesmo horário.

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA CONSULTAR UM MÉDICO ESPECIALIZADO NESSA ÁREA PARA QUE ELE POSSA PASSAR UM ADEQUADO PARA VOCÊ, POIS CADA PESSOA TEM UM ORGANISMO DIFERENTE, SENDO ASSIM REAGE COM O REMÉDIO DE DIFERENTES FORMAS.


Ø  Contraceptivos Injetáveis: Este pode ser usado duas formas, mensalmente ou trimestralmente, e devem ser injetadas no 1º ao 5º dia do ciclo menstrual e depois mês em mês, ou de três em três meses. É eficaz e muito fácil, pois a mulher não precisará ficar lembrando todos os dias de tomar a pílula. Se for interrompido para engravidar, por exemplo, a mulher pode demorar algum tempo para conseguir.



Ø   Anel Vaginal: Este anel é feito de plástico e contém hormônio dentro. É inserido dentro da vagina onde ficará por três semanas. Após dessas três semanas a mulher faz uma pausa de uma semana e reinicia o uso novamente. Não atrapalha a relação e não ocasiona incômodo nenhum e é bastante eficaz.

Ø  Adesivos Cutâneos: Os adesivos são “colocados” na pele e usados por três semanas e após essas três semanas, é feita uma pausa de uma semana. É de fácil utilização e bastante eficaz.

Ø  Pílula do dia seguinte: É usada de duas formas. A primeira forma é usada quando o comprimido é consumido 72 horas após o ato sexual e depois de 12 horas que foi tomado a primeira a pílula, toma-se outra. A segunda forma consiste em tomar duas pílulas até 72 horas após o ato sexual e depois de consumidas, depois de 12 horas toma-se outras duas. Este método só é utilizado em caso de estupro, ou se camisinha tiver estourado.



      Atenção: A pílula do dia seguinte não é anticoncepcional, então não consuma – a diariamente, pois poderá ocasionar infertilidade.













A Contracepção Cirúrgica é o único que é definitivo. Para as mulheres é feita a tubária ou a laqueadura e para os homens é a vasectomia, procedimento feito em laboratório. Se estiver pensando nisso, o melhor a se fazer é CONSULTAR UM MÉDICO ESPECIALIZADO NESSE ASSUNTO.



Satisfação a todos, porque o prazer é só depois que se prevenir.
 #Valériaa Bonita


Beeeijos :***
 

Isabella Azeredo e Diego Possebão 

M4 


3 comentários:

Anônimo disse...

Wooow... muito booom (:

Anônimo disse...

Você deveria por um video da utilização do preservativo na pratica. Eu realmente não sei como funciona, tenho culpa por ser ignorante?

Gian - m4

Anônimo disse...

Isabella Azeredo aqui,

Pois é Gian, mil desculpas por isso, achei que ao colocar algo assim poderia dar ao entendimento das pessoas pro lado pornográfico e não pro lado de conscientização das pessoas. Mais se quiser eu te passo um vídeo ou te explico como que se faz,tenho uns vídeos no you tube que da pra entender direitinho.

Abraço!