4 de jul. de 2011

Questão-desafio: conotação e denotação

Com apenas uma semana para o final do segundo bimestre e, por consequência, para o início das férias, está todo mundo contando nos dedos os segundos para o final da sexta-feira. Mas, se você é do primeiro ano e tem interesse em melhorar ainda mais a sua nota, cata o caderno da mochila e préstenção que tem desafio.

Estudamos, dentre os assuntos relaciodados à linguagem literária, os sentidos conotativo e denotativo que as palavras podem assumir, certo? Assim sendo, proponho duas atividades: 

1) Assista ao clipe de "Who's gonna save my soul?" do grupo "Gnarls Barkley" (eles aparecem no vídeo em 2:56, o vocalista é o negro) e interprete a atitude do rapaz relacionando-a com os conceitos de conotação e denotação.

(Prepara o seu CORAÇÃO e dá o play. Digo isso porque o clipe é muito bom: mistura perfeita de beleza, sutileza e sonho com sangue, dor e nojo.) 


---- \o/\o/ ----

2) Na tirinha abaixo, Rosinha dá uma ordem para Chico Bento, que ordem é essa, ou seja, o que Rosinha diz? E por que ela ficou brava (relacione, na sua resposta, os conceitos de conotação e denotação)?


As duas melhores respostas receberão a pontuação extra. Reparem: serão as melhores (uma de cada questão) e não as primeiras.

Data limite para a postagem das respostas: 08 de julho de 2011.







7 comentários:

Gustavo C. Uliana disse...

Oi professor, estou eu aqui, depois de ver o vídeo e rir na tirinha para dar minhas respostas.

1)Como se é possível observar no clip "Who's gonna save my soul?" dos Gnarls Barkley uma garota está terminando seu relacionamento com o rapaz, e é ai que entramos no momento "estranho". No meio da fala da garota, o rapaz pede à uma garçonete que estava passando um prato limpo. Assim que a garçonete volta, o rapaz pega uma faca, corta seu peito e arranca o coração . Após isso, ele simplesmente coloca no prato e diz que o coração é uma propriedade da garota agora. Essa atitude do rapaz vem do sentido que o coração é um dos mais importantes órgãos do ser humano, sendo que ele também é tido como o órgão que representa os sentimentos de uma pessoa, representa o amor. Logo, no sentido conotativo, ou seja, o sentido figurado, a frase "meu coração é seu" quer dizer "você é meu amor, você é a pessoa em quem eu mais confio". Já se você observar a frase no sentido denotativo, o sentido do dicionario por assim dizer, você terá esta frase levada ao pé da letra, ou seja, eu arrancarei meu coração, meu órgão que bombeia sangue, e vou entrega-lo para você. Então, na sua atitude, o rapaz utiliza de uma expressão que deveria ser interpretada de forma conotativa e faz uma interpretação denotativa, arrancando seu coração e entregando para quem ama.

2)Na tirinha Rosinha dá uma ordem para Chico Bento, ordem que esta apagada. Considerando a cena e o fato que Rosinha está segurando uma câmera, e fácil ver que a ordem de rosinha foi "Olha o passarinho!" .Esta frase é comumente usada quando alguém vai tirar uma fotografia. (Para melhor entendimento, veja o trecho que achei explicando a origem da frase: "Na metade do século 19, os fotogra­fados tinham de permanecer parados por até 15 minutos a fim de que sua imagem fosse impressa dentro da má­quina. E fazer as crianças ficarem imó­veis por tanto tempo era um verdadei­ro desafio. Por isso, gaiolas com pássa­ros ficavam penduradas atrás dos fotó­grafos e chamavam a atenção dos pe­quenos, tornando mais fácil a brinca­deira. Assim, a expressão "olha o passa­rinho" ficou conhecida como a frase di­ta pelo fotógrafo na hora da pose.", ou seja, esta frase não tem sentido conotativo, é simplesmente uma mania popular). Porém Chico Bento interpreta a palavra passarinho em outro sentido, um sentido conotativo que diz que passarinho é o órgão reprodutor masculino. Chico Bento, após ter feito sua interpretação, obedece ao comando de Rosinha e puxa suas calças para poder ver seu órgão reprodutor. Rosinha, ao ver a cena, se sente constrangida e bate em Chico para se "defender", levando a ação de Chico como falta de pudor. Seria a mesma ação que qualquer garota teria se presenciasse a cena.

Pronto, fiz o meu melhor.
Fonte:
http://www.sartoriprofessores.com.br/artigos/textos/36-de-onde-vem-algumas-expressoes-populares.html
(Não quero sair copiando sem falar de onde tirei)

Gustavo Canal Uliana
M3

Anônimo disse...

1) O rapaz utiliza a frase que todo namorado apaixonado fala à sua namorada, "Meu coração é seu" ou "Meu coração pertence à você", o que conotativamente significa "Sempre te amarei". O diferente no vídeo é que ele interpreta denotativamente, enfiando uma faca no peito, arrancando seu coração, colocando em um prato trago pela garçonete e empurrando-o em direção à garota. Podemos comprovar o sentido denotativo do garoto pelas falas seguintes, dizendo que toda garota que ele conhecesse a partir daquele dia, ia o fazer lembrar dela, e que o coração dele já pertencia à ela, o tornando uma buraco vazio.


2) Rosinha, ao tirar a foto de Chico, diz a frase clássica de todos fotógrafo: "Olha o passarinho!". Chico, interpretando a frase conotativamente, olha para o que na infância é passado como passarinho. Rosinha, em um ato de defesa (ou até mesmo vergonha, que namorada tem a foto do namorado olhando pro "passarinho" em casa?), bate em Chico Bento com a máquina.

Walter Stange, Agro V4

Katie Scarlett disse...

poooxa perdi a oportunidade de deixar a minha resposta, não tinha visto. :/

Cérebro Elétrico disse...

Parabéns, Gustavo e Walter!
As duas respostas ficarão tão completas que nem deu pra escolher uma só. Sendo assim, cada um leva mais 1,0 ponto na nota do segundo bimestre!

O mais estranho é que quem precisa mesmo de nota nem tenta a questão.

E pra vc, Paloma, choremos!

Gustavo C. Uliana disse...

Eeeeeeba, um ponto a mais

Muito obrigado pela oportunidade professor, ter um ponto a mais já faz a diferença!

Gustavo C. Uliana
M3

Katie Scarlett disse...

Droga sou tão azarenta. ficava visitando todos os dias o seu blog pra ver se tinha algo, ai nunca que você postava nada. ai quando decidi parar de olhar, você vem e posta algo que vale ponto. É ou não é azar?

Professor Olivaldo disse...

NAAAAAAAAAAAADA, eu tava era esperando o dia de vc parar de olhar SÓ pra fazer vc NÃÃÃÃÃÃÃÃÃO ganhar ponto.

AI COMO EU TÔ BANDIDO! O MALÉFICO!