6 de ago. de 2015

Campus VNI é o 32º do Estado em ranking do ENEM 2014



Do site do Ifes: 

Oito campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ficaram entre as 20 melhores instituições de ensino do Estado nas notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014. E o Campus Vitória obteve a maior nota entre todas as escolas públicas do Brasil, ficando em 22º lugar entre todas as instituições do País e em primeiro lugar entre todas as escolas do Espírito Santo.

O Ifes ainda teve oito campi na lista das 40 melhores escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC). Os dados do Enem 2014 foram divulgados na manhã desta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e abrangem 15.640 escolas de todo o país.

Os campi do Ifes que ficaram entre os 50 melhores do Estado foram Vitória (1º), Colatina (5º), Cachoeiro de Itapemirim (8º), Cariacica (10º), Guarapari (15º), Aracruz (17º), São Mateus (18º), Nova Venécia (19º), Linhares (23º), Venda Nova do Imigrante (32º) (!!!) e Ibatiba (47º). 

Esses campi também entraram na lista das 40 maiores médias dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; dos Centros Federais de Educação Tecnológica; e do Colégio Federal Pedro II. Sendo assim, o Campus Vitória obteve a maior nota entre todas as instituições da Rede Federal.

No ranking nacional, quatro campi do Ifes ficaram entre as 200 instituições de Ensino Médio públicas e particulares que mais pontuaram no Enem 2014: Vitória (1º lugar), Colatina (142º), Cachoeiro de Itapemirim (185º) e Cariacica (191º).

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, os resultados do Enem são fruto de um trabalho consistente. “Sempre temos aparecido nas primeiras posições, isso não aconteceu de repente. É um trabalho que se reflete em todo o Instituto, como vemos pelos vários campi bem colocados nos rankings”, avaliou.

O reitor destaca três fatores que influenciaram no destaque obtido pelo Ifes no exame. “Isso se deve à nossa infraestrutura; aos servidores, que entregam seu trabalho com excelência; e ao esforço dos alunos. Também precisamos levar em conta que o nosso projeto pedagógico é diferenciado: o trabalho está dentro do currículo, trazendo realidade ao currículo. Isso é muito importante, tanto que os institutos federais, de maneira geral, foram muito bem no nível nacional”, apontou.

“Quero transmitir todas as felicitações que tenho recebido para a comunidade acadêmica como um todo – professores, técnicos administrativos e alunos. Parabéns pelo excelente trabalho!”, concluiu Denio.
         
DEAL. WITH. IT.
Particularmente, sou adepto ao discurso de que "passar em concursos" não é a finalidade da educação. Resultados como esse são consequências do trabalho e não seus objetivos principais. 

Quando prestei o concurso a fim de estudar no campus Vitória, o ~slogan~ do Ifes (na época "Cefetes") era: "Educação para a vida". Isso me marcou muito porque, após aprovado, foi justamente o que vivenciei nos três anos que lá estudei: práticas que visavam à formação do indivíduo da forma mais integral possível. 

E estão aí os frutos dessa abordagem, em números, rankings e ótimas colocações. Provando que práticas que buscam atingir a totalidade do indivíduo são eficazes, inclusive, em situação extremamente específicas (como, por exemplo, na prova do ENEM).

Parabéns a todos nós (docentes, alunos, servidores, gestores, pais, comunidade em geral...) porque se o Instituto alcançou tais resultados foi graças a todos nós já que o Instituto Federal do ES somos todos nós.

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