15 de mai. de 2011

E disse Jesus:


http://www.naosalvo.com.br/

Em uma sala qualquer em algum lugar do espaço:


eu: _ Vou postar um vídeo no blog com Jesus.
ele: _ Quem?

PAUSA DRAMÁTICA

eu: _ O.õ *pensa*
ele:  ?
eu: _ Tenho medo de quem, no Ocidente, não conhece Jesus.



Brincadeiras a parte (até porque eu sei que ele só perguntou "quem?" por não ter ouvido muito bem o que eu disse), segue o referido vídeo no qual eu proponho a seguinte atividade (para as turmas de ADM 2º ano): relacionem, em forma de comentário, o conteúdo discutido em sala, ao trecho do filme apresentado.




Data limite para o post do comentário: 29/05/2011


#fik a dik: apostila páginas 12 e 13.

11 comentários:

Sirval Júnior disse...

A comunicação empresarial acontece por meio de canais, que é onde ocorre a troca de informações. Estes canais podem ser informais, mas têm a confiabilidade e eficiência escassa, pois é caracterizada pelo “boca-a-boca”. Neste “boca-a-boca” as pessoas tem livre expressão, caracterizada por uma rede de boatos (conhecida pela “Rádio Peão/Rádio Corredor”), havendo criação de novas redes (grupos) e conflitos. No vídeo “Rádio Peão”, pode-se identificar e comparar estes elementos estudados, quando não ocorre o sucesso nessa transmissão de informações, gerando boatos e também conflitos, entre os ouvintes.

Joana Novello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Novello disse...

Sabe-se que a comunicação empresarial ocorre através de dois canais: Informal e formal.
No canal informal as informações nem sempre são verídicas e são pouco confiáveis. Por conta disso pode gerar conflitos, e a criação da rede que é conhecida como Rádio peão.
Fazendo uma analogia entre o vídeo e o assunto abordado percebemos claramente a presença desse canal, onde um ouvinte entende uma informação contrária e a repassa mesmo assim (rádio peão).

Joana Scarparo Novello - M1

Gilberta Grecco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberta Grecco disse...

Em um âmbito empresarial, a comunicação ocorre através de um canal, pelo qual a mensagem é transmitida de forma objetiva e eficaz procurando atingir todos os níveis hierárquicos da organização. Dependendo de qual forma este canal é utilizado, ele pode ser considerado formal ou informal. Os canais informais são aqueles onde há uma falta de credibilidade tanto no conteúdo quanto na fonte, são caracterizados pelos boatos, podendo originar outras redes e são mais conhecidos como “rádio peão”. No vídeo, pode-se perceber este tipo de canal abordado, no qual, além da falta de credibilidade e a geração de novas redes, há uma criação de conflitos entre os ouvintes, que mesmo não obtendo a total certeza da mensagem, repassam-na.

Gilberta Grecco - M1

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em uma organização existem fluxos, direções e canais, que fazem parte da comunicação interna. Os canais podem ser informais ou formais. No vídeo percebe-se um exemplo de canal informal (uma rede sem estrutura, não confiável que dá margem a criação de outras redes), onde ocorrem boatos/fofocas popularmente conhecidas por "rádio peão” que podem gerar conflitos dentro da empresa. Para evitar esse tipo de problema é necessário investir nos canais formais.
- Patrícia Bellon, ADM-MAT 2

Anônimo disse...

Com o conhecimento adquirido em sala foi possível perceber que o vídeo nos mostra que a ineficiência na comunicação pode causar conflitos.
Assim como também em uma organização, uma pequena falha de comunicação desgasta um relacionamento podendo ocasionar desmotivação, falta de informação, ineficiência, retrabalho, falta de confiança entre outros.
Dentro de uma organização existem canais e esses e dividem em formais e informais, sendo que os informais, presente no vídeo, são aqueles que não são planejados pela “diretoria”, podendo ou não ser verdadeiros. Portanto para evitar canais informais dentro de uma organização, popularmente conhecidos como “rádio peão” ou “rádio corredor”, é preciso criar recursos mais formais, canais formais, assim possibilitando a comunicação “verdadeira” com todos os colaboradores, evitando assim a formação de novas redes, novos grupos.
Rayara Gomes Alves - M1

Franceila Daiva disse...

A comunicação é um instrumento amplo utilizado para passar uma informação. É normalmente conhecido como canal, meio físico pelo qual a mensagem vai do emissor e chega ao receptor. Dependendo de como essa informação é passada, garante o resultado desejado ou não. Esses canais são definidos por canais formais, aqueles que permitem que as informações que saem do emissor cheguem de forma verdadeira ao seu receptor, e os canais informais, que não garante que o que foi passado seja real, também chamadas de “Radio Peão”.Fato ocorrido no vídeo, uma informação mal entendida pelo ouvinte causou confusão e desavenças. Como acontece em ocasiões do dia-a-dia, isso também pode acontecer dentro de uma organização. Por isso que é necessário investir nos canais formais para que falsas informações não cheguem aos públicos de interesse da organização, seja interno quanto externo, e consequentemente evitar conflitos.

Gabriela Pizzol disse...

Existem dois tipos de canais para que exista comunicação interna dentro de uma empresa: Formais e Informais.
Os canais formais podem ser considerados os canais oficiais da empresa, isso é, são os canais que passam informações verdadeiras e confiáveis.
Os canais informais são os de livre expressão, caracterizado por uma rede de boatos conhecida como “rádio peão”. Por esse canal, devido à informalidade, acabam percorrendo informações que não são verídicas, causando assim conflitos.
No vídeo, podemos ver claramente que o canal usado é o canal informal, pois a comunicação realizada de maneira pouco eficaz cria boatos e também conflitos entre os ouvintes.
Para evitar que esse tipo de canal prejudique a organização, é necessário criar um meio de comunicação acessível a todos e que utilize a linguagem usada na base da hierarquia organizacional.

Gabriela Pizzol
2º ano- Administração - Matutino

Cérebro Elétrico disse...

Sirval, Joana, Gilberta, Patrícia, Rayara, Franceila e Gabriela Pizzol, parabéns pelos comentários e todos receberam 0,5 ponto a mais na disciplina de Comunicação Empresarial.

Como todos são ótimos alunos, tenho certeza de quem nem precisaram desse meio ponto para fechar o segundo bimestre. Se sobrar, jogo para o terceiro, ok?