20 de abr. de 2011

Bimestres, livros e cobras

Esse aqui é pra
colorir e colar.

Finalmente o primeiro bimestre se despede e anuncia a chegada de um novo período dos nossos estudos. Como vocês avaliam esse primeiro bimestre, criaturas, gostaram, não gostaram, foi difícil, foi tranquilo ou foi simplesmente traumatizante?

Independente da resposta, uma coisa é certa: foi um bimestre de MUITO trabalho. Uns se dedicaram mais que outros #fato, mas todo mundo (de algum modo) tentou dar o melhor de si. Infelizmente, nem sempre o nosso melhor é suficiente para alcançar o alvo. Entretanto, não é desistindo que se conseguirá, né não?!

Nesse segundo bimestre, iniciaremos (em Língua Portuguesa) o estudo da arte da palavra: a Literatura S2. Para que possamos compreender o conteúdo teórico, é imprescindível que conheçamos o texto literário, sendo assim a leitura representa peça-chave para nossas aulas.

Mas alguém pode dizer: "Eu odeio ler!"; o professor dirá: "E quem liga?". A leitura é fundamental para o estudo de qualquer conteúdo, tratando-se de Literatura essa constatação torna-se obrigação. Não dá pra pensar Literatura sem leitura (as duas palavras até são parecidas, olha que coisa!).

Geléia de cobra? O.o
Para começarmos com o pé direito esse estudo, faremos a leitura do livro “Cobras em Compota” de Ana Cristina Araújo Ayer, que assumi a codinome “Índigo” em suas publicações. Trata-se de um livro de leitura muito tranquila, os textos são curtos (contos), a linguagem é bastante acessível a todos e as histórias têm sempre uma pitada de humor, very good!


Mandarei o livro em PDF para o e-mail de todas as turmas de primeiro ano no momento oportuno a fim de que todos tenham a possibilidade de ler. Vocês poderão imprimir, ler no próprio computador ou comprar (dá pra fazer isso pelo Estante Virtual). Ainda vou definir a data limite para a leitura do livro, mas se alguém já quiser dar uma olhadinha rápida ou começar a ler, basta clicar aqui.  

Enquanto decide se começa a ler ou não, dizaê: como foi o seu primeiro bimestre?

15 comentários:

Ariadine disse...

caramba! o bimstre foi otimo...
espero tr a mesma alegria e otimismo das minhas notas...

Monique Ahnert disse...

Eu adorei o primeiro bimestre, foi super tranquilo (=
Mas não sei o que esperar dos próximos, porque todos estão sendo bem pessimistas quando descrevem o resto do ano UHAUHAUHAUUHAAHAUHHUA Apesar de que o pessimismo é verdade, foi brincadeira. Eu espero gostar cada vez mais de língua portuguesa, principalmente nesse segundo bimestre (que vamos ler bastante *-*).

Beijos, Monique 1º adm vespertino

Anônimo disse...

Na sua matéria foi mais tranquilo e mesmo assim nem tanto assim =s
mais faz parte eu tô em faze de adaptação, e mudanças pra mim são o fim quando a coisa tah no ponto muda, odeio isso:@ mais é um mal necessário!!
fora que a didática do IFES é completamente diferente de todas a escolas que eu ja estudei na vida, cada professor tem seu estilo próprio. Mais eu já to pegando o jeito da coisa quando eu entrei nessa escola eu tinha plena conciencia do que eu iria encarar, e aceitei o desafio e ta td ótimo (tirando as minhas notas).
mais eu to super animada com esse bimestre que vem pq ler é td de bom, nós fugimos um pouquinho da realidade ou então ela nos faz refletir sobre esta.
Boa Páscoa prof°,cuidado para não exagerar no chocolate hem!!!

samara 1°ADM disse...

Na sua matéria foi mais tranquilo e mesmo assim nem tanto assim =s
mais faz parte eu tô em faze de adaptação, e mudanças pra mim são o fim quando a coisa tah no ponto muda, odeio isso:@ mais é um mal necessário!!
fora que a didática do IFES é completamente diferente de todas a escolas que eu ja estudei na vida, cada professor tem seu estilo próprio. Mais eu já to pegando o jeito da coisa quando eu entrei nessa escola eu tinha plena conciencia do que eu iria encarar, e aceitei o desafio e ta td ótimo (tirando as minhas notas).
mais eu to super animada com esse bimestre que vem pq ler é td de bom, nós fugimos um pouquinho da realidade ou então ela nos faz refletir sobre esta.
Boa Páscoa prof°,cuidado para não exagerar no chocolate hem!!!

Anônimo disse...

Eu gostei muito do primeiro bimestre, exclusivamente da sua matéria. Eu sempre gostei de português, mas agora to gostando mais ainda.
Adoro ler, sempre gostei de ler e vou gostar muito de ler este livro. Já to vendo que este segundo bimestre vai ser melhor do que o primeiro.rs... Boa Páscoa!

Caio Vargas Comarella, 1° adm vespertino

Diego disse...

Foi bom

Carol CAD disse...

foi bom... Não tão bom, neh? mas fezer oq?
Espero q outros sejam legais como esse.

bjm
Carol Alexander Dias (ou Carol CAD)
Agro vesp.1

Anônimo disse...

aaiii foi maravilhoso...
tbm né o professor faz da aula um momento tão bom..então não tenho do q reclamar só parabenizar vc olivaldo pela capacidade de conseguir fazer da aula(olha q impressionante) um momento bom...
obrigada por tudo....bjoO'
Vanessa,1º ano-ADM-mat

Gustavo Canal Uliana disse...

oi prof...

bom, na minha opniao o bimestre foi ate que bem tranquilo... muito divertido, o que eu acho que deixa o ambiente da sala mais animado, facilitando o ensino se o aluno não se deixar levar demais (Essa frase ficou legal =D). E para aqueles que acharam que o bimestre foi pessimo e so lembrar do que o Olivaldo disse:
"Calma, depois fica mais chato"...
Agora sobre o segundo bimestre acho que nao vai ser muito complicado (pelo menos e o que eu espero). Eu não sou o tipo de pessoa que vive para ler, mas tambem nao tenho problema em pegar um livro para passar o tempo ou estudar... ou seja, fico em cima do muro....

Bom, acho que eu ja escrevi ate de mais, e se continuar enrolando vai dar sono no professor, que vai cair no sono, então ele vai bater a testa e ser levado para o hospital (acho que ja estou deixando o Cobras em compota subir minha cabeça neh?)

Um abraço,
Gustavo Canla Uliana
Adm, 1º ano matutino

Gustavo Canal Uliana disse...

ops... Gustavo CANLA é difícil... olha o mico...
Por Favor, ignorem meus erros de digitação...

Um Abraço,
Gustavo CANAL Uliana
Adm 1º matutino

Junior disse...

Gostei do primeiro bimestre pude abusar da Leticia... \o/ (sim, ela puxa MUITO seu saco)
Professor, se eu feixar os outros três bimestres você me da uma caixa de bombom? ><
José Egidio, 1º Adm, Matutino

FernandhaBuenõM. disse...

Querido professor,
queria pedir pra vooç fazer uma pequena mudança, meu blog agr é: fernandhabueno.blogspot.com - World of Mental Disorders
obgd ;*

Cérebro Elétrico disse...

Que bom que gostaram, as aulas são planejadas para serem agradáveis também. Infelizmente, estudar não é a coisa mais divertidade do mundo. É necessário muito trabalho, organização e disciplina. Nem sempre o resultado é o que queríamos, não era bem a nota que achávamos justo receber...mas lidar com a frustração é educação também.

Unknown disse...

Eu até estava gostando do primeiro bimestre até a facada que me persegue até hoje - SEIS NO TRABALHO - Professor que isso? o.o E até hoje eu tenho que ficar escutando o José me zoando por ter tirado 25 ¬¬'
como disse: VOU FECHAR ESSE BIMESTRE, OU NÃO ME CHAMO PALOMA OK?



Talvez eu mude meu nome para Sophia. Sophia é sabedoria em grego...q

Katie Scarlett disse...
Este comentário foi removido pelo autor.