28 de jul de 2016

PROJETO INTEGRADOR: ORATÓRIA


A oratória é definida como “a arte de falar em público” e teve sua ampla difusão em Atenas antes mesmo do nascimento de Cristo.

Ainda que muito antiga, ainda hoje, a fala em ambientes públicos é muito valorizada e por isso há tantos cursos que ensinam técnicas do bem falar.

Saber se expressar adequadamente de maneira oral é essencial para qualquer profissional e, por esse motivo, o tema do primeiro projeto integrador deste semestre é a preparação para apresentações orais.

Mesmo que a fala aconteça, na maior parte do tempo, no estilo face a face, por questões de praticidade e de metodologia, produziremos um vídeo no qual vocês, alunos do 1º ano do curso técnico em Logística integrado em ensino médio do Ifes campus Viana, apresentarão um tema oralmente. Abaixo, seguem as informações para a produção do trabalho:

  1. Grupos de, no máximo, 4 componentes;
  2. Tema: livre;
  3. Duração do vídeo: de 3 a 5 minutos;
Cronograma:
  • 28 de julho de 2016: apresentação teórica do assunto e orientações para a produção da atividade (feitas pelos professores);
  • 04 de agosto de 2016: os alunos deverão trazer o nome dos componentes e PELO MENOS o primeiro esboço o que será tratado no vídeo como: tema, locações (lugar(es) onde será gravado o vídeo), recursos e o texto a ser falado;
  • 10 de agosto de 2016: entrega (via pendrive) dos vídeos à professora Alana ou ao professor Olivaldo na sala dos professores;
  • 11 de agosto de 2016: apresentações dos vídeos.


Os vídeos deverão ter boa resolução e boa gravação de som e não poderão ofender à dignidade humana de quem quer que seja (nem mesmo a título de “piada”), deverão ser de “classificação livre”, portanto, nada de conteúdo para maiores de idade (sejam palavras, imagens ou gestos).

Qualquer descumprimento referente às orientações ou às datas estipuladas implicará diretamente na avaliação dos trabalhos.

E por fim: divirtam-se fazendo o vídeo para que ele também divirta àqueles que o assistirão. Usem todos os recursos que dominarem e dos quais disporem a fim de tornar o vídeo de vocês um sucesso. Já que, conforme conversamos: falar bem é convencer o outro de que o que eu digo é verdadeiro.

Estamos à disposição para sanar as possíveis dúvidas pelos e-mails alanaximenes@hotmail.com e professorolivaldo@gmail.com. Ou então, deixa um comentário aí.

Agora é só "correr para o abraço"!




Nenhum comentário: