25 de ago. de 2014

"Volta o cão arrependido..."




Há cerca de treze séculos e meio que isso aqui não recebe postagem alguma, mas para compensar teve showzinho das baratinhas que leram Kafka e cantam Molejo (mistura boa, né não?!). Explico a causa desse hiato: O Cérebro Elétrico foi um espaço pensado a fim de ajudar em minhas atividades como professor e muito menos como um blog pessoal, a partir do momento que me afastei das atividades em sala para me dedicar aos estudos do Mestrado, não fazia muito sentido continuar postando. Mas “eis que tudo se fez novo” por conta da disciplina Estágio Docência. \o/ iey!!
Graças a ela, voltei, semana passada, para o espaço escolar enquanto professor (já que, enquanto aluno, toda semana a gente tá lá...batendo ponto). Estou responsável pela disciplina “Laboratório de Práticas Culturais: Revisão e Avaliação Textual”, na Universidade Federal do Espírito Santo (#chora #recalque). É uma oportunidade bacana para discutir o tema que, para mim, é um dos mais importantes no ensino de língua: a produção textual.
Confesso que já estava sentindo falta da dinâmica que a prática docente implica, a imprevisibilidade do processo, a necessidade de estar sempre pensando, repensando, tendo ideias, mudando de opiniões, conhecendo gente nova et ecetera e tal. Esta é minha primeira experiência como professor de um curso superior e o que para mim é ainda mais bacana é que se trata de um curso para Licenciatura (Letras Português), ou seja, meus alunos serão futuros professores. Daí que a importância do trabalho é elevada à enésima potência, pois contribuirei para a formação de gente que, no futuro, ficará responsável por esse mesmo trabalho, ou seja, ajudar a formar gente. O que me assusta e fascina em igual medida.
Esta é uma responsabilidade muito grande. É um trabalho muito difícil e que requer bastante seriedade de todos os envolvidos, afinal, quem se propõe a educar e o faz de maneira leviana, para mim, comete um crime, um dos mais perversos, já que interfere negativamente no processo de desenvolvimento do ser, naquilo que ele é o no que tornar-se-á (uma mesóclise apenas para aumentar a carga de pedantismo disso tudo).  
Enfim, esse texto é apenas para abrir, oficialmente, os trabalhos em 2014 aqui no blog. Trata-se de uma nova fase que, como toda fase, é temporária. Trabalho com a turma até meados de outubro por conta de uma regulamentação da Universidade. Vai ser uma disciplina rapidinha (30h), mas eu espero que seja gostosa para todo mundo (sacanagem oculta).
Deseja-me sorte e muita diversão, porque, afinal de contas, eu só faço o que faço pelo prazer. 
PARTY HARD!

Um comentário:

Unknown disse...

PASMEI AGORA!
Almoço todos os dias na bendita UFES e nunca te vi por lá! Confesso que um dia fui até no prédio de letras e saí perguntando sobre você pra qualquer pessoa que passava na minha frente, de tanta saudade.

Vai voltar pro IFES não? :(