25 de ago. de 2014

Não sei se você sabe, mas

...o pessoal do Porta dos Fundos subiu mais um vídeo para o Youtube.
Com uma produção em ritmo frenético como a deles (são dois vídeos por semana), não é fácil acertar sempre. Às vezes tenho a impressão de que alguns são postados apenas para cumprir o protocolo. Mesmo que estes sejam bem mais ou menos, outros conseguem atingir o nível que deixou o canal tão popular na rede, o que acaba compensando qualquer vídeo-cocô.
Não vou falar sobre o Porta e sobre a “revolução” no humor brasileiro que a internet promove e lengalenga-blábláblázzzZZZz (acho cafona), mas só quero destacar a capacidade que eles têm de em determinados vídeos conseguirem apresentar assuntos complexos de forma rápida, bem humorada e certeira.
Em Crianças, de modo exagerado e assustadoramente real, a medicalização na/da Educação é tratada de forma tragicamente cômica. A calma quase apática dos pais em contraste com o desespero do profissional da educação que só aumenta no decorrer da conversa é mesmo hilária.

“O que que é educar? Eu acho que, no fim das contas, os educadores, os professores são os culpados, os reais culpados, que não acompanham a criançada de hoje em dia”. (DE ALUNO, Mãe)
O final do vídeo poderia, perfeitamente, trazer a hashtag #UmBrindeÀVidaReal, porque, ó, é bem por aí mesmo.
Parece-me que a arte (e aqui destaco aquela que explora o humor) atua, em muitos casos, como uma lente de aumento para os fatos sociais, mostrado, quase esfregando nas nossas fuças, as coisas como são e quem a gente realmente é, mas não quer admitir.
Pelos comentários no vídeo, percebi que, infelizmente, as pessoas ainda insistem em permanecer nas camadas mais superficiais da interpretação. Presas à última fala do esquete, esquecem o que, para mim, mais importa. Para estes, um recado do menininho de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”: 

...mas receio que eles não entenderão essa também.

Um comentário:

Unknown disse...

Rá!
Quase soltei um gritinho aqui na biblioteca quando vi um post novo por aqui. Você está sumido hein? Só porque etá fazendo mestrado agora está se achando melhor que os outros? haha

No mais, adorei o post. Já fazia um tempinho que não conferia o Porta dos Fundos, e foi bom ver esse vídeo acompanhado com o seu texto.

Bom ter você de volta!