23 de set. de 2011

Fica, vai ter bolo! (m.e.n.t.i.r.a)

O post é grande, mas queria o quê? Não dá pra falar de 102 anos em duas linhas.

****

Hoje, dia 23 de setembro de 2011, o Instituto Federal do Espírito Santo faz 102 anos de existência. Neste mais de um século de funcionamento, nossa instituição de ensino vem assumindo o papel de formar gratuitamente mão de obra técnica de qualidade. Mas, muito mais do que simplesmente formar trabalhadores para as indústrias, todos que fazemos parte do Ifes (servidores e alunos) temos como compromisso formar cidadãos autônomos intelectualmente e ativos socialmente.   

Em comemoração a esta data tão importante, foi publicada na intranet do Instituto o texto que dá título a este post. Parte dele segue transcrito abaixo para conhecimento e reflexão de todos.


Grandes missões para uma grande Instituição

Data de publicação: 23/09/2011.



Nestes 102 anos de existência, é notável o crescimento do Instituto Federal do Espírito Santo. A grandeza desta instituição pode ser percebida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas para os nossos 18 mil alunos pelos aproximadamente dois mil servidores, em nossos 17 campi e 32 polos de educação a distância.

Esta instituição leva a sério a função de trabalhar a educação como processo de transformação social. Sabemos da importância da nossa instituição na vida de todos aqueles que dela participam. São anos de história repletos de realizações das pessoas que aqui trabalham e aqui se formaram.


(…)

Mas o crescimento desta instituição vai além da expansão física e se deve principalmente às pessoas que, juntas, superam obstáculos e fazem a história do Instituto dia após dia. Alunos, professores e técnicos-administrativos que, com seu trabalho, suas decisões, escolhas e realizações, fazem do Ifes uma instituição desta magnitude, reconhecida pela sociedade como referência em educação de qualidade. 
No 102º aniversário da nossa instituição, trabalhamos para continuar o processo de crescimento do Instituto, reafirmando nosso compromisso com a promoção da Educação Profissional, Científica e Tecnológica pública, gratuita e com qualidade. Todos nós lutamos e sempre lutaremos para o bem da instituição, com o objetivo de fortalecê-la e para melhorar as condições de estudos para os alunos e as condições de trabalho para os servidores
  
A história dos Institutos Federais no Brasil tem seu início em 1909 com a "Escola de Aprendizes Artífices" que tinha como objetivo tirar da rua os, na época, considerados "desprovidos da sorte". O ensino era destinado a garotos de camadas mais pobres da sociedade. Pela manhã, eles recebiam os conhecimentos elementares (primário) e, à tarde, aprendiam ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria. 

Desde a "Escola de Aprendizes Artífices" até os "Institutos Federais" nossa escola passou por várias modificações, o que se refletiu, algumas vezes, no próprio nome. Como você pode ver, resumidamente, na figura abaixo:



Os detalhes de toda essa trajetória, bem como a sua influência no desenvolvimento do nosso Estado e do Brasil, você encontra no livro "A Trajetória de 100 Anos dos Eternos Titãs", fruto de uma I-MEN-SA pesquisa feita por servidores  do Ifes campus Vitória (dois deles, meus ex-professores). Há exemplares na nossa biblioteca, inclusive. Destaque para as fotos da época, uma verdadeira viagem no tempo (quem precisa de máquina do tempo quando se sabe ler?). 



O livro é este. Tá podre  assim porque não achei
imagem na internet aí  tive que fotografar.
focoéparafracos


Em comemoração a este dia tão especial, eu organizei uma grande festa para hoje. Convidei muita gente rica e importante, como o Polentão não comportaria todo mundo que foi convidado, decidi construir uma cidade para a festa, escolhi o Rio de Janeiro para isso (em Venda Nova, o terreno é muito caro!). Hoje, em comemoração aos 102 anos do Ifes, se apresentam Paralamas do Sucesso, Titãs, Milton Nascimento, Maria Gadú, Orquestra Sinfônica Brasileira, Cláudia Leitte (q?), Katy Perry, Rihanna e Elton Jhon. 

Tá, é mentira que fui eu quem fez o Rock in Rio (#cêjura), mas pra compensar tem parabéns especial para todos nós:

  

Que venham os próximos 102 anos! 

2 comentários:

Anônimo disse...

UHULEZ O//


*joga confete*



*sopra língua-de-sogra*


É HORA, É HORA, É HORA³, RÁ, TIM BUM O/

esperarei o bolo.



Walter Stange, V4

Professor Olivaldo disse...

Eu também, Walter...mas só o que eu ganhei foi MA-IS trabalho. >:/