17 de mar. de 2016

Coluna da Ju: "Leve a vida leve"


Ah... a vida! 
Viver/ E não ter a vergonha/ De ser feliz”, nessa simples, mas complexa, parte da letra da música de Gonzaguinha (O que é, o que é?), me pergunto, por que que é que podemos ter vergonha de ser feliz? 
Esse não seria o sentido da vida? Justamente o que quer a filosofia investigar, o que quer a psicologia compreender? 
Mas, diante da vida e suas organizações, o que fazer? Cansaço, tristeza, dificuldades, dores... o desânimo, em alguns dias, parece tomar conta da gente... Mas e a esperança? E o que virá? E a alegria de superar uma dificuldade? E o cansaço que relata o trabalho/estudo bem sucedido? E a tristeza da saudade, que mostra como um amigo deixou marcas em nossa vida e nos ensinou? E a dor que evidencia o crescimento?... Então vamos à luta!
É preciso ter esperança para dar a cada dia um novo passo, apostando na vida como uma construção diária, curtindo as alegrias e aprendendo a lidar com as dificuldades, utilizando-as para nos fortalecer. 
Como diz o poeta/cantor: “Somos nós que fazemos a vida/ Como der, ou puder, ou quiser” pois a vida é “Sempre desejada/ Por mais que esteja errada/ Ninguém quer a morte/ Só saúde e sorte”. 
Para algumas pessoas, em alguns momentos da vida, a dor parece ser maior e aprisionar o corpo e os pensamentos, para essas pessoas há caminhos que ajudam a superar a dor e a construir novos sentidos para a vida. Além desejar saúde e sorte, neste post, colocamos indicações para quem está sentindo que precisa de ajuda para lidar com os sofrimentos da vida:
Ligação gratuita: 141

A vida fica melhor quando compartilhada

Juliana Peterle Ronchi
Psicóloga CRP 16/ 2496
Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar
Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante
28 3546 8600 ramal 8625

40 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a coluna da Ju!! Principalmente pelo tema. Os pensamentos negativos e o cansaço são muito recorrentes nessa fase que estou passando. As obrigações diárias parecem tantas que as vezes penso que não vou conseguir cumpri-las. Mas com pequenos gestos/"coisas" simples, até mesmo como esse texto, tornam minha vida mais leve. =)
Luiza Grillo, D5.

Anônimo disse...

Amei o post! É sobre algo que imagino que boa parte de nós, esteja passando. O cansaço, os sentimentos (nem tão bons, às vezes), a falta de esperança e a tristeza que vem como consequência dessas coisas. É uma fase de bastante indecisão e desgaste, porque achamos que não vamos dar contar de todas as nossas responsabilidades. Só não podemos desanimar!
Thainá Zoboli Mazzoco - D4

Unknown disse...

Adorei! A famosa "bad" é muito comum, ainda mais do cotidiano de um estudante, que sofre com a pressão e as responsabilidades do 3° ano. Esse tipo de ajuda pode melhorar a vida de muitos de nós.
Julia Davel - D5

Jorge disse...

No gogó!!! Amo essa musica. Admiro a iniciativa Ju e Rafael, pessoas como vocês fazem cada dia ser único. E no final o que importa é "não ter a vergonha de ser feliz". Como diria minha velha avó, "não somos catadores de pedrinhas para andar por ai olhando o chão" levanta a cabeça e sorria ><
Jorge - D5.

Anônimo disse...

Parabéns Ju e Rafael por esse post!
Ah, nada melhor do que explicar, do que pessoas do 3º ano, pressões, cansaço, desgaste e o desânimo, mas não podemos nos deixar ser abatido. Pois o bastante complicado para nós agora, pode ser a tranquilidade do futuro! Única coisa que não podemos, é abaixar a cabeça e deixar de lado.

Lucas Leon-D4

Anônimo disse...

Gostei muito do post!
O momento pelo qual estamos passando é de muita pressão, exigência, decisão e, claro, cansaço. Mas, creio que nesse 3° ano do ensino médio todo esforço vai valer a pena, porém é preciso encarar nossas dificuldades, aproveitando, também, os momentos felizes da vida!
Luany Falqueto - D5

Unknown disse...

Muito bom. Nesse período de decisão, para a grande maioria representa algo assustador ou até mesmo apavorante. na minha opinião temos que nos manter neutros quanto a se preocupar,cada coisa tem o seu tempo e não adianta se prejudicar mais sim saber se organizar e conciliar estabilidade emocional com a rotina do dia a dia.
Paulo E. D4

Unknown disse...

Genial! Só podia ser a Ju mesmo pra ter ficado um texto tão incrível!
Brincadeiras a parte, o texto nos mostra de uma forma agradável o nosso cotidiano, pois muitos nem mesmo reparam no que acontece em suas vidas e acabam colocando a culpa em "centenas" de coisas por algo que simplesmente deveria acontecer.
Parabéns Ju e Rafael, repito, texto genial!
- Gabriel U. D5 -

Anônimo disse...

Adorei o post! O cansaço é algo muito presente na vida de todos nós, em especial de quem está no 3º ano, momento de decisões importantes, de forte pressão, porém em meio a estas dificuldades devemos erguer a cabeça e seguir em frente.
Atitudes como a de vocês, Rafa e Ju, ajudam bastante!
Beatriz P. Venturim, D5.

Unknown disse...

Adorei o post! De uma forma simples e descontraída, o post define muito bem o momento que eu e milhares de jovens estamos passando. Um momento de tomadas de decisões, onde muitas vezes temos a vontade de desistir de tudo, entramos na famosa "bad" e acabamos nos esquecendo de que a vida vai muito além de uma escolha ao final do ano. Acredito que devemos sim viver a vida sem vergonha de ser feliz, como diria Gonzaguinha, dando mais valor as pequenas coisas e a simples momentos, pois são eles que por muitas vezes acabam fazendo valer a pena um dia que já parecia perdido no calendário.

Júlia Sobreiro - 1° ano, D5.

Anônimo disse...

Gostei muito do post! E algo que nós define muito nessa época, a correria do dia a dia, o cansaço, a indecisão que sempre está presente, o medo de não conseguir e principalmente a pressão exigida sobre nós. Mesmo assim, temos que ver coisas boas em tudo que fazemos, ter consciência que isso tudo vai ter valido a pena, e seguir sempre em frente!
Liandra Bottacin Falchetto - D4

Anônimo disse...

Adorei o post da Ju,principalmente pelo tema, pois, acredito eu que, muito de nós estamos passando por este momento, uma fase tão difícil, complicada,exaustiva e principalmente tão pressionada pelos pais, que vem os pensamentos negativos e pensamos em parar,desistir. Mas com uma simples conversa, ou até mesmo em um post como este, faz com que nós, se sentimos mais acolhidos, orientados e compreendidos. E por mais que seja difícil e doloroso faz parte da vida. Então, se é para viver, que viva a vida mais leve!
Aline Zavarise - D4

Lígia da Conceição Falqueto disse...

Adorei o post Juliana!
Somos nós que podemos construir o sentido da vida, sendo nos momentos ruíns ou bons sempre sermos positivos e seguirmos em frente usando as dificuldades como ensinamentos. "Tudo o que acontece de ruím na vida da gente é para melhorar" - diz Candinho, na novela Êta mundo bom!.
Lígia da Conceição Falqueto,3° ano, D5 e integral.

Unknown disse...

Muito interessante!
Nos leva a refletir até onde remoer sua falta de tempo ou vontade é mais vantajoso do que tentar superar o cansaço e viver a vida como ela deve ser... vivida.
muito bom texto! Parabéns Ju!
Guilherme, 3° ano, turma d5, integral.

Unknown disse...

Por mais "Coluna da Ju" haha! Nossa, por que será que me descreveu?! O cansaço e o desanimo têm realmente sido corriqueiros na minha vida, com tantas obrigações, chego a me sentir impotente diante certas situações.
Lendo esse post, me lembrei de um versículo que está em Ciríntios 12.10, em que Paulo diz, "(...)Porque, quando sou fraco, então é que sou forte", e isso realmente me fascina, porque, são essas as coisas que nos fortalecem, o trabalho, a lida, o fazer, o cansar. Então, como a Ju disse, vamos à luta!
Lara Neves Secchin, D5 :)

Unknown disse...

Incrível como as palavras se encaixam com o momento vivido por mim e pelos terceiros anos. Momento de escolhas, mudanças de hábito, amadurecimento, que devem ser levados com leveza e felicidade, como uma verdadeira construção de nossas vidas. E vamos todos a luta, como Ju disse, com ainda mais gás trazido pelo texto! Parabéns, Ju!
Beatriz Peterle - D5

Anônimo disse...

Cansaço, estresse e desânimo para cumprir as nossas obrigações, fazem parte da vida principalmente nessa fase de escolhas para determinar o nosso futuro, tanto pessoal, quanto profissional. É difícil, mas temos que cumprir com as exigências do mundo, por isso só nos resta, como você mesma disse, irmos à luta!
Inspirador esse post, obrigado Jú.
Felipe Nalesso Pederzini.
D5

Anônimo disse...

Perfeita essa Reflexão da Ju! Representa muito bem tudo o que sentimos principalmente agora no terceiro ano, angústia, cansaço, medo de fazer uma escolha errada, medo do desconhecido... Mas temos que ter a esperança de que tudo vai dar certo!
Adorei o texto!
Danielle Prenholato - D5

Unknown disse...

Amei o post da Ju! Esse texto tem uma relação muito grande com a nossa busca incessante pela felicidade, onde muitas pessoas acham que a felicidade está somente envolvida ao sucesso financeiro e acabam deixando a vida passar pois estão em busca apenas do "ter". A felicidade é muito mais do que isso, ela se encontra nas pequenas coisas e vem de maneira leve, simples e contagiante.E exatamente o que o título desse texto nos trás como mensagem.

Larissa Pizzol - D5

Anônimo disse...

Eu me identifiquei bastante com esse post, retrata bastante o que estamos passando, já pensei tantas vezes em desistir do Ifes por situações diversas.Realmente esse período é o que a gente mais cansa e o desanimo toma conta. Isso me lembre um trecho que li essa semana que diz:"Nós passamos toda nossa vida nos preocupando com o futuro, planejando para o futuro, tentando prever o futuro. Como se imaginar fosse, de alguma forma, amortecer o impacto. Mas o futuro está sempre mudando. O futuro é a casa dos nossos medos mais profundos e de nossas esperanças mais selvagens. Mas uma coisa é certa… Quando ele finalmente se revela, o futuro nunca é do jeito que imaginávamos". O IF foi a minha escolha pensando em um futuro e tudo que estamos passando é em consequência do que queremos para o nosso futuro e como a Ju disse, vamos à luta!
Raissa Sousa-D4

Luíza Bacellar Bessa disse...

Adorei o post Ju, ainda mais esse assunto, afinal é por esse momento mais conturbado que estamos passando, dificuldades para lidar com o tempo, que passa cada vez mais rápido, e com nós mesmos por nos cobrar tanto. As vezes ficamos tão paranóicos com as cobranças sobre nós que esquecemos de aproveitar a vida. Espero que tenha mais postagens como essa.
Luíza Bacellar Bessa - D5

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Todos já pensaram, algum dia, em desistir, se perguntaram se valia a pena persistir, e Ju, com seu texto, nos mostra que é necessário "ir a luta" pois temos batalhas a vencer e desafios a enfrentar, que nos darão enorme satisfação quando concluídos. Lindo texto, um incentivo para que continuemos, acima dos medos, incertezas, tombos... E aproveitar a vida,não ter vergonha de ser feliz

Nubia Curbani, D5

Anônimo disse...

Oi!!
Bom... A leitura texto me fez pensar um pouco em minha vida. A vida que temos atualmente é bastante corrida, principalmente no meu contexto atual, 3º ano, onde surge preocupações, Enem, vestibulares e principalmente a expectativa da família, que sempre esperam o meu máximo, porém como sou imperfeito nem sempre acerto. Ao juntar esses problemas e posicionar sobre um jovem de 16 anos é um pouco complexo, pois em minha opinião não estou preparado para a universidade, muito menos para a vida adulta. Mas como vivemos em uma sociedade que prega esse estilo de vida, devemos seguir, mas ao seguir esses princípios esquecemos de uma coisa básica: Aproveitar a vida enquanto somos jovens, pois a vida passa muito rápido e quando percebemos ela já acabou. A única coisa que me mantém "vivo" nessa luta é olhar todos os dias para a cara de cada um dos meus colegas de sala e olhar o quanto eles estão se esforçando e me incentivando a continuar nessa luta, mas daqui 10 ou 15 anos quando todos nós estivermos formados e em empregados vou olhar para trás e dizer: cada segundo vivido na escola foi um momento para a mudança, mesmo sendo momentos difíceis, mas valeu a pena e eu sei que esses momentos servem para me transformar em uma pessoa melhor.

Adriano Bonela - D5 - 3º ano - Adm

Anônimo disse...

Textos como esse fazem a vida ter um pouquinho mais de felicidade. Na fase em que estamos, esses pequenos prazeres ajudam bastante, já que o tempo e a infinidade de obrigações não colaboram. Nesse contexto, precisamos aproveitar cada momento bom e todo tipo de felicidade. Felicidade essa, que as vezes passa até despercebida, e que só a vida pode nos proporcionar.

Alice - Turma D5

Unknown disse...

Adorei o texto da Jú. O texto ilustra muito bem o cotidiano de um adolescente que passa por momentos de cansaso e mesmo com isso todos nós mantemos um belo sorriso e levamos a vida com toda felicidade, momentos de dificuldade todos nós temos, só basta ter uma motivação e passar por cima da difculdade e seguir o caminho.
Lorran Augusto - D5

Unknown disse...

Adorei o post, pois na vida passamos por momentos bons e ruins e cabe a nós lidarmos com eles. Na vida de estudantes é assim, ficamos com dificuldades, cobranças e muitos cansados, mas sempre com força e foco para que possamos alcançarmos a nossa felicidade. Que não importa o tombo em que levarmos na vida, sempre faça dela como uma experiência em que sempre estaremos dispostos a realizar e aproveitar a vida, porque o que importa é ser feliz.
Aline de Oliveira - D5

Unknown disse...

Adorei o post, pois na vida passamos por momentos bons e ruins e cabe a nós lidarmos com eles. Na vida de estudantes é assim, ficamos com dificuldades, cobranças e muitos cansados, mas sempre com força e foco para que possamos alcançar a nossa felicidade. Que não importa o tombo em que levarmos na vida, sempre faça dela como uma experiência em que sempre estaremos dispostos a realizar e aproveitar a vida, porque o que importa é ser feliz.
Aline de Oliveira - D5

Unknown disse...

Adorei o post, pois na vida passamos por momentos bons e ruins e cabe a nós lidarmos com eles. Na vida de estudantes é assim, ficamos com dificuldades, cobranças e muitos cansados, mas sempre com força e foco para que possamos alcançar a nossa felicidade. Que não importa o tombo em que levarmos na vida, sempre faça dela como uma experiência em que sempre estaremos dispostos a realizar e aproveitar a vida, porque o que importa é ser feliz.
Aline de Oliveira - D5

Anônimo disse...

Muito bom! Creio que este post descreveu um lado da situação de grande parte dos ifianos que estão na reta final do ensino médio. Principalmente pelo fato de termos uma rotina saturada, o que sem dúvidas traz o cansaço. Mas um dia todo esforço valerá a pena.

Abraços;

Cláudia, D5.

Unknown disse...

Muito bom o post! Por vários momentos na vida (agora principalmente), passamos por dificuldades e desafios que nos deixam tristes e desanimados. Mas estamos em constante evolução. Sempre temos que erguer a cabeça, pensar no futuro, passar por cima de tudo isso e ser feliz!
Pedro Henrique - D5

Anônimo disse...

Ótimo post! Pois mostra exatamente o que nós estamos passamos nesse ano, um ano de incertezas e possíveis despedidas, o que acaba gerando pressões que podem até mesmo abalar nosso estado emocional. Sendo que acho esse post de grande ajuda nesse momento e até mesmo na vida em geral, uma vez que nos motiva ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a vida.
Herik - D5

Anônimo disse...

A tristeza é mais facilmente percebida. E é dado muito mais valor a momentos ruins. Por isso parece ser tão difícil ir à luta. Em algumas ocasiões até por medo de se decepcionar.
Às vezes, você sabe que os problemas não são tão grandes assim, mas é sempre mais simples reclamar do que agir. Infelizmente, reclamações não resolvem problemas, e querendo ou não, somos obrigados a lidar com eles. Aí você decide, se quer lidar com ou sem um sorriso no rosto. E tenho certeza que com um sorriso é bem melhor!

Luciano Fábio - D5

Unknown disse...

Texto incrível!
Ele descreve nossa vida de 3º ano completamente, o cansaço, as tristezas, o desanimo, as dificuldades e como não podemos deixar tudo isso nos abater e nos fazer desistir, devemos lutar e vencer, para que assim, tenhamos uma vida feliz e leve.
Aliny Ruteellen. D5

Unknown disse...

Texto interessante e de caráter reflexivo, pois nos coloca a pensar sobre nós mesmos e sobre aquilo que fazemos em nossa vida.

Antes de concluir, reforço algumas ideologias do texto com uma música do Tim Maia:

"Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi

E na vida a gente tem que entender
Que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri

Mas quem sofre sempre tem que procurar
Pelo menos vir a achar
Razão para viver

Ver na vida algum motivo pra sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar"

(Azul da Cor do Mar - Tim Maia)

Ter um sonho azul da cor do mar...
Não somos capazes de distinguir todas as tonalidades de azul existentes, pois elas se permutam constantemente em meio as variações de ambientes.
Para aqueles que possuem a vontade de navegar, enfrentar os desafios que o mar nos emprega, não se abalar com o naufrágio do navio, utilizar o que estiver a seu alcance para construir uma jangada e fazer da jangada um navio ainda maior, um novo mar espera no final de cada viagem.
Saber escolher uma boa tripulação é fundamental, pois um capitão não comanda um barco sozinho.

A final de contas, o que quero reforçar é que não vale a pena fazer as coisas por fazer, e muito menos desistir de fazer algo achando que é dificil prosseguir, pois navegar sem rumo nos leva a uma ilha deserta, ao passo que uma boa viagem pelo oceano pode nos levar ao azul que tanto queremos encontrar.

José Antonio - 3º ano - D5 - Integral.

Unknown disse...

"... o desânimo, em alguns dias, parece tomar conta da gente..." Realmente. 3º ano, prova, vestibular, estudar, estudar, estudar...
A rotina do Ifes não é fácil e ninguém melhor que o 3º ano para saber disso. Desistir de tudo já foi mais que ideia para grande parte dos alunos no 1º ano e está quase sendo do 3º também. Não se sabe o que fazer, por onde seguir, como seguir.
O tão esperado último ano chegou e alguns não sabem se ficam felizes por acabar mais uma etapa, ou se ficam tristes por ser o último ano com os amigos conquistados e na escola, onde foi proporcionado os melhores momentos da adolescência, talvez.
E aí surge a dúvida do que fazer depois do ensino médio, qual a carreira certa, a melhor escolha. Nessa dúvida é que muitos se perdem e desistem daquilo que querem fazer de verdade. Às vezes porque acham difícil, às vezes porque não tem força de vontade para escolher o caminho mais difícil, mas o que sonha.
Não existe nada impossível para quem sonha. Se existir esforço, determinação e vontade, qualquer pessoa chega onde quer chegar. Toda dificuldade pode ser superada, é só ter esperança, como a Ju disse. Não precisa desistir do que realmente quer, é só estudar bastante, todos têm capacidade de chegar lá. ✌��️
Adorei o espaço criado para textos de reflexão. Me identifiquei bastante, assim como todos os alunos devem ter se identificado.
Beijos
Michaella- D5

Cérebro Elétrico disse...

Meus amores e minhas amoras, finalizamos as participações aqui. Muito obrigado a todos e a todas pelos comentários tão delicinha! Vocês nunca de decepcionam (na verdade, às vezes, sim, mas finge que não).

P.S.: Sossega Aline, você não vai ganhar três vezes a pontuação...não se faz de doida!

:*

Unknown disse...

Kkk foi 3 vezes, porque só Jesus sabe hehe

Unknown disse...

Kkk foi 3 vezes, porque só Jesus sabe hehe

Anônimo disse...

Prezad@s! A participação de vocês me motiva ainda mais... Agradeço ao Olivaldo a oportunidade de poder compartilhar reflexões... Porque sempre há conquistas e às vezes podemos não ver, porque estamos focados apenas nas dificuldades! E é isso: vamos à luta!
Juliana (Psicologia)