7 de nov. de 2012

O Classicismo Português




Camões:
Não estou a te paquerar, ora pois.
Sou caolho mesmo!
Antes de adentrarmos ao estudo dos textos literários produzidos em terras verde-amarelas, embarcamos na literatura portuguesa. Começamos no século XII com o Trovadorismo e iremos, pelo menos no primeiro ano, até o século XVI com o Classicismo português.

Você pode estar se perguntando por que só até o Classicismo. Muito simples, cara pálida! Enquanto essa estética bomba em terras lusitanas, o Brasil já havia sido achado pelos portugueses e apresentado oficialmente para o resto do mundo. Portanto, fecharemos Literatura Portuguesa do primeiro ano com o Classicismo para começarmos o estudo dos textos escritos no Brasil com A Carta de Caminha. Entendeu?

Como aquecimento, proponho esta pequena atividade que deve ser entregue, individualmente, na data que eu solicitarei em sala. Vocês a farão com base na leitura de um esquema MUITO redutor das ideias gerais do poema épico Os Lusíadas que você tem acesso clicando aqui.


Um dia eu aprendo a digitalizar, eu juro! - clique para ampliar


Aproveito a oportunidade para deixar aqui o esquema sobre o Classicismo para contribuir com os estudos de vocês para a avaliação bimestral, inclusive, mas muito mais para futuras consultas.

Um abraço pros mano um beijo nas mina e qualquer coisa deixa um comentário com as dúvidas que respondo assim que possível.

Nenhum comentário: