19 de ago. de 2011

O jovens e os livros


Se hoje você lê muito pouco e promete a si mesmo um monte de coisas para quando passar no vestibular e uma delas é que vai tomar jeito e mudar isso, sinto informar, mas isso não vai acontecer. Em primeiro lugar porque você será a mesma pessoa que é hoje, só um pouco mais velha e, além disso, leitura é uma coisa que ninguém nasce gostando, sendo assim, exige um trabalho proativo da sua parte. Ou seja, tem que se lançar na leitura até tomar gosto e tornar-se hábito.

Sobre a relação entre os jovens [em especial os universitários] e os livros, Luiza Nunes escreveu ontem (18 de agosto de 2011) um artigo de opinião que vale a gente parar um segundo para ler.


E aí, como vocês percebem essa relação dos estudantes, universitário ou não, com a leitura em geral e com a Literatura? E como é a sua relação com os livros? Tem a leitura como hábito ou só se preocupa em ler quando tem que fazer alguma atividade, trabalho ou se preparar para uma avaliação?

11 comentários:

Guilherme Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Lima disse...

Acho que os professores devem exigir mais dos alunos em relação à leitura de livros, muitas pessoas ficam desanimadas de começar a ler, mais se forem motivadas vão descobrir o quanto a leitura é prazerosa quando se lê o que se gosta. Odeio romance, e os primeiros livros que tentei ler foram de romances, então tinha uma visão meio chata de leitura, mais quando descobri a literatura infantojuvenil, principalmente os livros que envolvem ficção, viciei em ler, então é isso, todos temos que descobrir do que gostamos de ler, vale a pena, e você pega gosto pela leitura.

Desabafei né Olivaldo? ahuah
Guilherme Lima - 1º adm vesp.

ps. li o artigo todo.

Cérebro Elétrico disse...

Guilherme, para mim a solução para a grande pergunta "Não suporto ler, comofaz?" é justamente encontrar uma leitura que te agrada. Tentar começar a gostar de ler como Machado de Assis é tenso. Machado é gênio, mas meio chato para quem tá começando.

Por isso começamos com "Cobras em Compota" para, quando chegar os mais complicadinhos, a gente já vai estar acostumado em senta a bundinha na cama e ler.

Anônimo disse...

Bom, eu acho que a leitura é extremamente importante porque através dela, podemos dominar conhecimentos vários, adquirimos cultura,conhecemos determinadas idéias e pensamentos. Através da leitura, podemos tomar conhecimentos importantíssimos de história, geografia,literatura, biografias, e etc ... demais coisas de infinita importância.
Podemos lendo aprender o que os outros pensam e como interpretam, e dentro destas interpretações, fazer nossa própria. Portanto o incentivo a leitura tanto nas escolas, universidades e na própria sociedade deve ser posto em prática, pois através dela os cidadãos poderão ter preparação para atingir seja qual for seu objetivo...e é isso ai..."Leia mais, ler também é um exercício". ;D
Vanessa, M3

Cérebro Elétrico disse...

Parabéns, Vanessa, tenho certeza que vc só é capaz hj de escrever um texto tão bem assim por causa de toda a sua bagagem de leitura. Porque é fato que quem lê escreve melhor.

Anônimo disse...

Acho que tudo que fazemos exige da leitura!
Se não tivermos interesse pela leitura não conseguimos fazer um bom vestibular e entrar em uma boa faculdade. Pois hoje em dia tem muita interpretação de texto e imagem se não tivermos imaginação não conseguimos nada :)

Katie Scarlett disse...

Eu gosto muito de ler. Acho que ler é uma das coisas mais fascinantes do mundo. O tempo passa com uma boa história. Acho que você já sabe que eu gosto MUITO de ler, ainda mais com o meu texto sobre literatura que escrevi na prova né? :D E realmente: literatura é um habito. E a partir do momento que você pegar o jeito, ninguém mais te segura. A imaginação liberta as pessoas sabe? Liberta da fria realidade, dos momentos de solidão, de tristeza. Liberta a sua mente para novos horizontes e novas ideias. E as pessoas devem abraçar todas essas oportunidades que a leitura proporciona, e por isso quando começar a ler um livro, leia com o coração aberto, e esteja preparado para viver emoções intensas e se entregue. Se você ler com algum muro dentro de si, obviamente você não irá gostar de ler. Pois na leitura, nós não nos entregamos por metade. Temos que nos entregar por completo, coração e mente, não tendo medo de encarar novos conceitos e avaliar suas próprias opiniões. Pois na leitura, nós aprendemos, vivemos, amamos, morremos, odiamos, corremos, choramos. E quem não está preparado para ter essa segunda vida, nunca gostará de ler.

Professor Olivaldo disse...

Paloma, há sempre tanto lirismo e poesia nos seus texto. Nunca perca isso porque quando vc aconselha a gente a se entregar, nós sentimos que (para fazer isso) vc mesma se entrega...e emociona.

Katie Scarlett disse...

own <333 :3 Já disse que quero ser escritora professor?

Professor Olivaldo disse...

Se disse, foi pra outra pessoa. Eu só estou sabendo agora...mas dou a maior força. Eu compraria um livro seu.

Katie Scarlett disse...

KKKKK serio? *w*