25 de jul. de 2012

Informativo da greve - 1

Servidores e alunos participaram, quarta-feira (25/07/2012), de encontros no Ifes campus Venda Nova do Imigrante para serem esclarecidas e debatidas as questões relativas ao movimento grevista do qual o campus optou por integrar.

A greve dos servidores públicos federais já dura alguns meses e não envolve apenas os trabalhadores dos institutos federais. Professores de universidades, profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trabalhadores da Receita Federal e até mesmo o Itamaraty cruzou os braços por melhores condições de trabalho.

As falas dos servidores tiveram como objetivo principal esclarecer as possíveis dúvidas que os alunos podem ter à medida que são expostos a informações "picotadas" ou deformadas por aqueles que desconhecem as reais condições do Serviço Público Federal em nível nacional e as reivindicações dos grevistas (o conteúdo da apresentação poder ser acessado clicando aqui).

Frisou-se que, durante todo o período de greve, os servidores estarão no campus cumprindo uma agenda de atividades previamente planejada a fim de organizar ainda melhor o movimento e também atendendo à comunidade em geral com o objetivo de sanar as possíveis dúvidas.

A informação de que nenhum aluno terá sua carga horária comprometida com a greve demonstrou que o fato de participar do movimento não significa de maneira nenhuma "folga" para qualquer servidor. Ao contrário, o trabalho que seria feito caso não houvesse a greve, ou seja, os 200 dias letivos com todo o conteúdo programático planejado será concluído e, além disso, o período em que estarão em greve também serão dias de muito trabalho.

Terminadas as explanações, os alunos expuseram seus pontos de vista e debateram junto com os servidores. De modo geral, os alunos entenderam bem a proposta e demonstratam apoio ao movimento. Um grande abraço coletivo envolvendo o campus e uma reunião na escadaria concretizaram simbolicamente este apoio discente.






Com o objetivo de esclarecer as dúvidas, terça-feira (31/07/2012), às 18h, no auditório do Ifes em Venda Nova do Imigrante, ocorrerá uma reunião com todos aqueles interessados em ouvir o que os servidores têm a dizer e terem suas vozes ouvidas pelos menos. Mas, se for mais urgente e quiser conversar antes ou depois deste encontro, os servidores estão à disposição no próprio campus ou pelo telefone (28)3546-1818.

--
ATUALIZAÇÃO

Os alunos dos cursos noturnos também participaram ativamente do encontro expondo suas angústias, suas opiniões e, em especial, seu apoio à luta por uma educação pública de qualidade.


8 comentários:

Professora Gabi disse...

Parabéns para tod@s que estão participando, sejam servidores/as ou alunos/as, a luta está cada vez mais bonita!

Professora Gabi disse...

Professora Gabriela
Campus Venda Nova do Imigrante

Anônimo disse...

Olivaldo, saiu a seguinte notícia no G1: 'Entidade de professores aprova proposta salarial do governo'

Apesar de que está dito na notícia que a greve poderá acabar em apenas alguns estados citados, a decisão mudará alguma coisa na nossa situação?

Link da notícia:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/07/entidade-de-professores-aprova-proposta-salarial-do-governo.html


Walter Stange, V4

Professor Olivaldo disse...

Walter, em primeiro lugar, parabéns pelo interesse e, principalmente, por estar acompanhando e se informando do que acontece neste processo de greve do qual você faz parte mesmo sem ter sido consultado previamente...rs

Então, com relação à notícia, o que acontece é o seguinte, o Proifes não é uma seção sindical que nos representa, ele representa aqueles órgãos citado na notícia. No nosso caso, quem importa é o Sinasefe.

Sendo assim, só é interessante para nós, prestarmos atenção nas notícias que tratam de negociações do governo com o Sinasefe. Entendeu?

Anônimo disse...

entendi, obrigado :3

e é que apareceu lá no face, aí eu só cliquei pra ver o que era mesmo KKK

Anônimo disse...

e sobre o 'sem ter sido consultado previamente', eu só achei que vocês deveriam ter feito essa reunião esclarecendo antes de realmente tomar uma decisão :s

n7 disse...

A foto ficou tremida

Professor Olivaldo disse...

É que a câmera não ajudou muito. Tínhamos que ter configurado para tirar foto à noite com luz artificial. Coisa que a gente não fez >.<"

Peguei a melhor delas, ainda dei uma "melhorada" e saiu assim.