29 de ago. de 2011

A carta comercial - Exercício de Comunicação Empresarial

Aos futuros administradores de Venda Nova do Imigrante duas informações:

1. Como informado no nosso último encontro, segue atividade referente à comunicação escrita com foco no gênero estudado, carta comercial. Clicando aqui, você faz o download do roteiro necessário para realizar a atividade. Lembrando que não precisa imprimir essa folha, apenas produza a carta de acordo com a estrutura apresentada e discutida em sala e entregue na próxima aula (quinta-feira, 01/09/2011). Vamos economizar papel e  imprimir só o necessário!

----

2. Clicando aqui, você baixa o manual de padronização dos documentos do Ifes já visto em sala. Esse material pode ser útil na elaboração do seu trabalho bimestral. Uma vez que ele apresenta, de forma resumida, as características de muitos gêneros textuais que circulam no ambiente empresarial.


Caso precisem de alguma informação, é só deixar perguntas nos comentários que eu respondo assim que possível.  

23 de ago. de 2011

O cometa Halley e a Comunicação Empresarial

A comunicação ou, mais precisamente, a sua ausência nos afeta quase todos os dias. Nós vivemos em um dos períodos mais críticos das comunicações de todos os tempos. Isso porque os meios de transmissão de informações são dos mais variados tipos e tecnologias. O que acaba, muita vezes, confundindo emissores e receptores. Por essa razão, se não nos comunicamos com eficiência e clareza, não há tecnologia neste mundo (nem em qualquer outro) que nos ajudará a transmitir nossas mensagens.

Para exemplificar, de maneira bem humorada, uma típica situação de conflito de informações, a aluna do curso de Administração Iara Caliman (M1) sugeriu um texto em que a confusão ocorre dentro de uma empresa. A notícia original fazia menção ao fenômeno da passagem do cometa Halley próximo à Terra, mas (no melhor estilho "quem conta o conto aumenta um ponto) a mensagem vai se modificando e o final é surpreendente. 

O texto original (de autor desconhecido) pode ser baixado por aqui. Mas aproveita e assista à animação que fizeram inspirados na anedota: 


Clique aqui, na legenda,  para assistir.

----


P.S.: O cometa Halley, como vocês descobriram pelo texto, passa bem próximo à Terra a cada 78 anos. Olha só a tirinha toda trabalhada no humor inteligente que fizeram baseados nesse fato: 

Entendeu ou quer que eu desenhe? De novo.

19 de ago. de 2011

O jovens e os livros


Se hoje você lê muito pouco e promete a si mesmo um monte de coisas para quando passar no vestibular e uma delas é que vai tomar jeito e mudar isso, sinto informar, mas isso não vai acontecer. Em primeiro lugar porque você será a mesma pessoa que é hoje, só um pouco mais velha e, além disso, leitura é uma coisa que ninguém nasce gostando, sendo assim, exige um trabalho proativo da sua parte. Ou seja, tem que se lançar na leitura até tomar gosto e tornar-se hábito.

Sobre a relação entre os jovens [em especial os universitários] e os livros, Luiza Nunes escreveu ontem (18 de agosto de 2011) um artigo de opinião que vale a gente parar um segundo para ler.


E aí, como vocês percebem essa relação dos estudantes, universitário ou não, com a leitura em geral e com a Literatura? E como é a sua relação com os livros? Tem a leitura como hábito ou só se preocupa em ler quando tem que fazer alguma atividade, trabalho ou se preparar para uma avaliação?

16 de ago. de 2011

O rei da imitação

Falando em Fonologia, a parte da gramática que estuda os sons da fala, surge a dúvida: a Fonologia estuda os sons produzidos pelos papagaios? Ou ainda, papagaio fala mesmo? 

Para responder estas e outras questões, a jornalista Lúcia Helena de Oliveira escreveu para o site da revista Superinteressante a matéria Como o Homem Fala. A matéria faz justiça ao nome da revista porque é mesmo superinteressante, quem puder/quiser leia na íntegra, vale cada parágrafo.

Agora, cata o trecho da matéria que fala exatamente do nosso amigo loro: 

A voz do papagaio nada tem a ver com a do homem , a quem imita: para início de conversa, como nas demais aves seu som não é produzido por cordas vocais, mas por uma membrana, a seringe, situada entre os brônquios e a traquéia. De uma espécie de ave para outra existem diferenças na membrana, assim como nos músculos que a fazem vibrar para produzir a onda sonora daí a diversidade do canto dos pássaros. "A seringe de uma ave canora é muito mais complexa do que a dos papagaios", compara a bióloga Elizabeth Hofling, da Universidade de São Paulo. Em compensação, o cérebro do papagaio tem uma capacidade de aprendizado maior para imitar sons." Outras aves conseguem a mesma proeza, como certas araras e as gralhas. Já os pássaros pretos, excelentes imitadores, preferem copiar outras espécies por exemplo, canários.

Assim sendo, papagaio NÃO fala e por isso a Fonologia nem olha pra ele. "Suas" últimas palavras:

Fiquei assim, sem palavras.

11 de ago. de 2011

Trabalho bimestral - Comunicação Empresarial

Papel, caneta e te prepara para escrever
Então gente, daí que já é terceiro bimestre e este é o último que tem trabalho que exige a matéria toda em uma única atividade. Até porque, no quarto, a gente já quer entrar no ritmo de férias, não é?

Como o foco do nosso estudo agora é a comunicação escrita no ambiente empresarial, a atual pesquisa terá como objetivo analisar os principais gêneros textuais escritos produzidos nas empresas. Algumas informações já foram dadas em sala e as outras vocês obterão no esquema. Para baixá-lo é só clicar aqui.

Para esclarecer qualquer dúvida, usem os comentários, mandem um e-mail pra mim ou me perguntem no Instituto, ok?

Uma última coisa: quando fizer o download do arquivo, informa com um comentário só pra eu ter uma noção de quem teve acesso ao esquema.

10 de ago. de 2011

Exercício de Fonologia II - Língua Portuguesa

Gente linda, dando continuidade aos nossos estudos da Fonologia, a parte da gramática que se ocupa do estudo dos sons da fala, proponho uma atividade de transcrição fonética. 

_ Transcrição fonética?! Como assim, professor?

Fácil demais. Clicando aqui, você baixa a folha da atividade e, com a ajuda do seu melhor amigo nas aulas de Fonologia, o alfabeto fonético internacional, "escreve"(o termo correto é transcreve) as palavras com a ajuda dos símbolos fonéticos.

Algumas vezes vocês vão achar muito estranho. Isso porque as palavras parecerão que estão escritas em código. E DE FATO ESTÃO. Todo sistema de símbolos que permite a construção de mensagens é um código. Inclusive a nossa Língua Portuguesa.

Obs.(1): Algumas vocês vão sentir dificuldade e até errar, porque são burros ainda falta a explicação de "semivogal", mas deem o melhor para que o erro se torne uma forma de aprendizado e não uma frustração.

Obs.(2): Façam a mesma coisa que fizeram na atividade anterior: escrevam um "peguei" nos coments pra eu saber quem teve acesso e quando teve. Assim eu vejo quem deixou pra última hora (um bj, Monique ¬¬')

Entendeu? Então, vambora fazer?

5 de ago. de 2011

Exercício de Fonologia - Língua Portuguesa

Galerë, cliquem aqui e façam o download do exercício sobre Fonologia para a próxima aula. Nele há um poema de Cecília Meireles e dele foram retiradas algumas palavras que vocês terão que indicar o número de letras e o de fonemas. Mas ANTES de fazer a atividade, leiam o poema, entendam, interpretem e percebam a sutil beleza das simples palavras de Cecília.

Fasfavor pra mim? Assim que fizerem o download, deixem um "eu consegui" nos comentários só pra eu saber quem teve acesso ao exercício. E assim controlar quem realmente está seguindo às orientações.

(Obs.: não precisa imprimir nada. Só copiem as palavras e realizem a atividade proposta.)

1 de ago. de 2011

Vídeo Catho - Comunicação Empresarial

Na última aula de Comunicação Empresarial, como introdução do capítulo referente à Comunicação Escrita, assistimos à um vídeo produzido pela empresa Catho que serviu de trampolim para uma discussão muito interessante sobre a importância da comunicação no ambiente organizacional. Graças a esse vídeo pudemos relembrar muito da teoria vista nos bimestres anteriores como o conceito de Endomarketing e sua importância no desenvolvimento da empresa.

Se você estava ocupado demais nos preparativos do "2º Arraiá do Ifes" e não pode ir à aula ou se você ainda estava de férias nos EUA ou se não prestou atenção direito ou se simplesmente acha importante ver de novo para relembrar alguma coisa, segue o vídeo (que, inclusive, está no canal  da disciplina no youtube no qual vocês podem rever os trabalhos já feitos nesta disciplina além de outros vídeos utilizados em outros momentos).